Em 20 dias, Alagoas vacinou 70 mil pessoas entre idosos e profissionais de saúde

Estado espera receber mais 200 mil doses de vacinas até o início de março; professores e pessoas com comorbidades serão os próximos a tomar imunizante contra Covid-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Desde o início da imunização contra o novo coronavírus, Alagoas vacinou, em 20 dias, 70 mil pessoas entre idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia. O número mantém o estado em destaque no cenário nacional e confirma a evolução positiva no atendimento à população.

Durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (10), o governador Renan Filho declarou que espera acelerar a vacinação a partir do recebimento de mais doses por parte Governo Federal até o início de março. “Dessas 10 milhões que estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, Alagoas deve receber aproximadamente 200 mil doses”, anunciou o governador.

Até o momento, foram enviadas 162 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para o estado. Somente no ultimo final de semana, chegou remessa com 34.800 doses. O lote já foi distribuído com os municípios alagoanos, que ampliaram a faixa etária para vacinação de idosos a partir de 83 anos. No segmento da saúde, 45 mil profissionais – de um total de 95 mil – já receberam o imunizante.

“A expectativa é que a gente imunize a segunda metade dos profissionais de saúde mais rapidamente do que fizemos até aqui”, estimou Renan Filho, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres. “Se ao longo do mês de fevereiro, comecinho de março, nós recebermos mais 200 mil doses, iremos dobrar a capacidade de vacinação do estado e, com certeza, garantir a imunização de todos os profissionais de saúde para avançarmos decisivamente nos idosos”, assinalou.

A confirmação da previsão depende da chegada de mais vacinas. Com a expectativa de aumento na produção em escala global, a estimativa anunciada pelo governador deve se concretizar. “Porque a capacidade produtiva do planeta para vacinas está se elevando a cada dia. A liberação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para outros tipos de vacina também colabora”, considerou o gestor. “Depois dos idosos, vamos priorizar os professores, para facilitar a retomada de aulas, e também as pessoas com comorbidade, com deficiências e grupos específicos”, detalhou Renan Filho.

A quarta-feira (10) também foi marcada pelo início da aplicação da segunda dose da Coronavac. “Temos expectativa de imunizar, até a primeira semana após o carnaval, 10 mil profissionais de saúde da Rede Estadual com a segunda dose”, informou o secretário Alexandre Ayres.

Em resposta aos veículos de imprensa, o governador assegurou que irá comprar vacinas, caso a possibilidade seja facultada aos estados. “O Estado de Alagoas vai comprar. Há viabilidade financeira e disposição política. Nós entendemos que, do ponto de vista político, essa é a melhor decisão porque ela incorre diretamente em salvar vidas e, consequentemente, em recuperar a economia. Por isso, entendemos que devemos fazer o esforço máximo para termos vacinas, nem que seja comprando”, avaliou.

Alô Vacina 

Para auxiliar o cidadão em caso de dúvida sobre a vacinação, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) lançou na última terça-feira (9) o Alô Vacina. Por meio do número 08000 082 0019, qualquer pessoa pode ligar para solicitar informações e enviar críticas, sugestões e denúncias sobre a imunização no estado. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. “Somente ontem recebemos mais de 150 ligações”, destacou o secretário Alexandre Ayres.

Com acessibilidade estendida à comunidade surda que faz uso da Língua Brasileira de Sinais, o Alô Vacina também será disponibilizado através de um número de WhatsApp: (82) 98705-7847. Lá, a comunidade surda poderá enviar um vídeo convencional ou realizar vídeochamadas. O atendimento será feito exclusivamente em Libras.

Carnaval

Na tentativa de evitar o avanço da pandemia durante o carnaval, o Governo de Alagoas também anunciou durante a coletiva que irá reforçar a fiscalização policial nas cidades que tradicionalmente atraem maior número de foliões.

“Vamos fiscalizar com muita veemência qualquer iniciativa de aglomeração de pessoas”, frisou Renan Filho. “A Prefeitura de Maceió tomou medida importante, de suspender o carnaval para outra data. O Governo vai fiscalizar eventos, bares e restaurantes, que terão seu funcionamento continuado nas medidas que estão hoje, com todos os protocolos sanitários cobrados neste período. É preciso que o empreendedor também ajude”, alertou.

Agência Alagoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.