Vale Tudo é eleita por críticos a melhor novela de todos os tempos

'Roque Santeiro', 'Avenida Brasil', 'O Bem-Amado', 'O Casarão' e 'Beto Rockfeller' também foram citadas.

No aniversário de 70 anos da telenovela brasileira, o g1 perguntou a cinco críticos de TV quais são as três melhores novelas de todos os tempos. A novela ‘Vale Tudo’ exibida entre 1988 e 1989 venceu a disputa por unanimidade.

A Globo exibe o especial “70 Anos Esta Noite” na noite desta terça-feira (21), dia da estreia de “Sua Vida me Pertence”, escrita por Walter Forster, na TV Tupi, em 1951.

Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Renata Sorrah, Tony Ramos e Patrícia Pillar estão entre os atores que vão participar do programa.

Afinal, como esquecer a novela que gerou o clássico “Quem matou Odete Roitman”?

“O texto maravilhoso e as interpretações à altura foram as principais razões. Odete Roitman (Beatriz Segall), Maria de Fátima (Gloria Pires) e Heleninha (Renata Sorrah) foram alguns dos personagens ainda vivos na memória do público”, justifica Patrícia Kogut, colunista de televisão do jornal “O Globo” e da CBN.

Para Cristina Padiglione, da “Folha de S.Paulo”, e Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a novela entra entre as três melhores pela atemporalidade do enredo.

“Como produto de entretenimento, ela não envelhece nem na estética. A trama, criada a partir da questão proposta por Gilberto Braga (“Vale a pena ser honesto no Brasil?”) também não envelhece, infelizmente, mas o caso é que ela encontra engajamento e interesse do público sempre que é revisitada e por quaisquer gerações”, explica Padiglione.

Maurício Stycer, do UOL, cita elementos que confirmam a força da novela: “Personagens inesquecíveis, dramas memoráveis, um ‘quem matou’ histórico, muito deboche e ironia sobre o que representa a elite brasileira”.

Já Fefito, do BuzzFeed Brasil, diz que a novela “captou a alma brasileira como poucas vezes antes na TV”.

“Roque Santeiro”, “Avenida Brasil”, “O Bem-Amado”, “O Casarão” e “Beto Rockfeller” também foram citadas entre as mais importantes pelos críticos.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.