Novela censurada da extinta Manchete sobre “Era Collor” chega ao público

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na década de 1990, a extinta TV Manchete iria levar ao ar uma novela titulada “O Marajá”. Na trama, era contada a história do período em que o atual senador alagoano Fernando Collor de Mello (PROS) esteve na presidência da República. Todavia, no dia 26 de julho de 1993, a novela foi proibida horas antes de sua estreia.

O fato se tornou uma polêmica! Desde então, a produção nunca viu a luz do dia. Agora, 30 anos depois – no ano em que Fernando Collor de Mello tenta sua reeleição ao Senado Federal, visando o terceiro mandato – a novela pode ser assistida pelas redes sociais.

Impacto nas eleições estaduais? Na minha opinião: é zero!

O foco da narrativa é uma sátira aos bastidores do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. O primeiro capítulo já se encontra disponível no Youtube.

Na produção, eram previstos 60 capítulos. Alguns desses serão disponibilizados em sequência, como anunciou o responsável pelo Canal Memória, no twitter, e publicou o site Extra. De acordo com o site, as fitas originais da novela, que conta com Alexandre Borges e Julia Lemmertz, teriam sumido dos arquivos da antiga emissora Manchete.

“Colocando um ponto final num mistério que já durava quase trinta anos, finalmente ressurgem as lendárias fitas perdidas de ‘O Marajá’ (1993), produzida pela TV Manchete e jamais exibida por proibição do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello. Recuperadas do acervo de um ator que trabalhou no projeto”, diz a descrição no Youtube da postagem do primeiro capítulo.

As primeiras imagens de “O Marajá” são justamente as da posse de Collor em Brasília, quando o senador recebeu a faixa presidencial do ex-presidente José Sarney, tornando-se o primeiro eleito após a reabertura.

A construção narrativa tem uma clara versão “à esquerda” dos fatos, o que na época – conforme bastidores – desagradou Collor, que teria atuado para a censura.

Um dos autores da trama é José Louzeiro que, em 2009, chegou a afirmar que lançaria um livro sobre o que levou O Marajá a ser censurado. A entrevista de Louzeiro também foi ao Extra: “A novela se perdeu em trambiques, com muito dinheiro envolvido. Acho que nunca veremos essa história”, disse o autor na época. Louzeiro morreu em 2017, sem lançar o livro e sem ver também sua obra exibida.

Cada Minuto
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.