“A opressão do belo chega a ser quase uma tortura”, declara Glória Pires ao assumir fios brancos

Atualmente, mais e mais mulheres estão se libertando e desconstruindo os padrões que configuram a “beleza” feminina. Estão tendo mais voz para se posicionar e quebrar esses estereótipos. Uma mulher é livre para ser o que quiser e fazer o que bem entender com sua aparência, chega de julgamentos sem sentido, que só diminuem a nossa grandeza.

Assim como há tantas que preferem investir em hábitos para manter a aparência da forma como melhor lhe agradam, outras decidiram deixar isso para lá, mas não significa que são desleixadas. É uma opção, apenas.

Mas nem sempre os outros estão preparados para isso. Uma mulher que resolve deixar seus fios brancos aparecerem ainda é alvo de olhares atravessados, julgamento interno sem sentido de que estão relapsas e não ligam mais para a beleza. Chegam até a ser tachadas de “coitadas”, como se a cor de cabelo fosse tão importante assim na vida de uma mulher.

Gloria Pires, uma renomada atriz, faz sucesso até hoje com seus personagens eternos e icônicos, e passou por uma situação em que recebeu críticas por deixar seus cabelos naturais. Ela aproveitou a polêmica e, em seu Instagram, fez uma reflexão magnífica sobre o papel que a mulher exerce e como a sociedade ainda a enxerga.

Com muita sensatez, ela escreveu na legenda que a beleza é uma grande mentira, pois esse culto que fazem à juventude da mulher é um controle social, em que ensinam para todas nós a não nos aceitarmos, prendendo-nos a esse padrão tão discriminatório.

Gloria disse que ser bonito, de acordo com os estereótipos, chega a ser uma tortura. Quando ela resolveu assumir os cabelos grisalhos, algo que deve ser visto como natural, pois é a natureza agindo, muitos a criticaram por achar que envelhecer não é algo bom.

Quando uma mulher se assume e se aceita, causa uma transformação não somente em seu bem-estar, mas no ambiente onde está. Essa corrente do bem vai passando para muitas outras, por isso há o incômodo. Estamos acostumadas a enxergar o que é pautado como bonito e fazemos disso uma regra que não pode ser quebrada. Isso só aprisiona e faz lucrar uma indústria que se beneficia da insegurança feminina.

Mais uma vez, não é errado querer continuar pintando os cabelos ou fazendo procedimentos que rejuvenescem a aparência, errado é ofender ou criticar quem está saindo do padrão para se tornar mais feliz, mais leve e plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.