Lázaro Ramos desabafa sobre racismo no ‘Conversa com Bial’: “Esse grito está preso há muito tempo”

Lázaro Ramos foi o convidado do ‘Conversa com Bial’, da Rede Globo, na madrugada desta quarta-feira, 16.

Na madrugada desta quarta-feira (16), Lázaro Ramos foi o convidado do ‘Conversa com Bial’, da Rede Globo. Na entrevista, o ator abordou vida pessoal, carreira e emocionou ao falar sobre o especial ‘Falas Negras’, exibido no Dia da Consciência Negra.

O documentário idealizado por Manuela Dias, teve a direção de Lázaro e contou com textos históricos de grandes personalidades negras da história. Atrizes e atores negros, como Taís Araújo, Fabrício Boliveira, Babu Santana e Aílton Graça, deram vida aos personagens.

O ator se emocionou após rever um trecho com a atriz Tatiana Tibúrcio interpretando a empregada doméstica Mirtes Santana de Souza, mãe do menino Miguel, que morreu ao cair de um prédio de luxo em junho deste ano.

No bate-papo, Lázaro Ramos refletiu sobre o racismo e a questão da mulher em uma sociedade machista. “Esta história é um dos grandes símbolos do descaso diário que a gente passa, como se fosse algo natural. A gente está tornando isso algo comum na nossa sensibilidade, é muito ruim. É isso que me emociona”, disse Lázaro Ramos.

“Essa história, junto com o trabalho belíssimo da Tatiana Tibúrcio ela tem um impacto que a gente precisa ter. E assim, pelo Miguel, mas não é por que eu fui filho de empregada doméstica, não. É por que o Miguel é nosso filho também e assim que a gente tem que ver. A gente ainda fala, não me grite assim, não me fale como se eu fosse sua empregada, como se a gente tivesse direito de gritar ou destratar uma empregada”, ressaltou o ator.

“Desculpa, mas não tem como não se incomodar”, afirma Lázaro Ramos

Durante a conversa com Pedro Bial, o ator falou sobre a naturalização do racismo na sociedade e a inferiorização da mulher no Brasil. “Isso tudo, Bial, eu sei que tem gente que vai dizer que é mimimi, tem gente que vai falar lá vem ele de novo, mas isso é fruto do processo de escravização que a gente viveu neste país “, desabafou.

“Eu não falo só na questão racial, eu falo na questão da mulher também. Às vezes, eu me pego reproduzindo coisas que estão em mim, fazem parte da minha história. Desculpa, mas não tem como não se incomodar. A maioria nos presídios, nos manicômios, nas favelas tem a minha pele. E a gente naturaliza isso”, ressaltou o marido de Taís Aráujo.

Lázaro Ramos comentou sobre como é difícil não “pegar treta na internet” diante dos problemas sociais no país. “Esse grito está preso há muito tempo. E olha que eu tenho uma vida muito melhor do que um dia sonhei, mas eu olho para o lado e vejo meus colegas, meus amigos, eu vejo desconhecidos, e não consigo perder esse olhar”, finalizou o ator.

O programa ‘Conversa com Bial’ vai ao de segunda à sexta-feira, a partir de 00h45, logo após o ‘Jornal da Globo’.

MSN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.