Paulo Gustavo tem melhora das funções pulmonares e mexe a cabeça

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Aos poucos, Paulo Gustavo começa a dar sinais de melhora. Novo boletim médico divulgado nessa segunda, 19, mostra que ele apresentou melhora das funções pulmonares e que começa a responder a pequenos estímulos.

O quadro ainda é grave, mas ao menos não surgiram novas complicações, de acordo com o documento divulgado pela assessoria de imprensa do ator.

“Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos”, diz trecho do boletim.

O documento diz ainda Paulo Gustavo ainda precisa usar o ECMO (terapia de oxigenação por membrana extracorpórea) e a ventilação mecânica.

Mexeu a cabeça

A médica, amiga e cineasta Susana Garcia, também fez um post emocionante e animador nas redes sociais nesta segunda-feira.

Ela disse que “conversou” com o ator e que ele deu sinais de reação durante uma visita neste domingo, 18. Ele mexeu a cabeça e apertou a mão de Susana.

“Assim que cheguei, comecei conversando com você e vi na hora que aumentou a sua frequência cardíaca e a respiratória. Te perguntei se você estava me ouvindo e pedi pra você mexer a sua cabeça. Você mexeu duas vezes e tentou abrir a boca. Fiquei de mão dada com você e pedi pra você apertar a minha mão e você apertou fraquinho. Naquele momento, eu percebi que você estava conectado comigo e me ouvindo”, escreveu a diretora.

“Fiquei emocionada com vontade de chorar, mas eu não podia chorar. Respirei fundo e comecei a falar coisas alegres. Disse o quanto você está se recuperando e como todos nós estamos com saudades. Falei o nome de cada um da sua família, o quanto eles te amam. Dea e Ju rezam o dia inteiro por você. Falei que o Thales está ali com você todo o tempo. Que não desgruda de você. Todos os dias. O dia inteiro.”

Susana afirmou também: “E à medida que eu ia falando, eu perguntava se você estava me ouvindo e você balançava a cabeça. Eu falei que os seus amigos rezam por você o dia inteiro. Falei do Brasil todo orando por você. Disse que você une as pessoas pelo afeto, pelo amor”.

Carinho da equipe médica

Ela disse ainda que é emocionante ver o carinho dos enfermeiros com Paulo Gustavo e que sentiu “vontade de compartilhar essa alegria e o seu progresso com todo mundo”.

“[…] Uma enfermeira me disse uma coisa que me emocionou: ela falou que o comentário no hospital é que o dia que você sair, o corredor da UTI não será largo o suficiente pra receber todo mundo que estará te aplaudindo”, escreveu.

Mensagem do marido

Thales Bretas também comemorou a ligeira melhora de Paulo Gustavo com esse texto lindo:

“Estou muito feliz que você, com sua enorme força, vem vencendo tantos obstáculos e melhorando um pouco a cada dia. Quem diria que você, que é tão rápido pra tudo, exigiria de si mesmo um passo mais lento, uma desaceleração para sua recuperação?! Seu corpo é uma fortaleza, e sua alma é leve como pluma! Que saudade da sua alegria e da sua presença em casa. Mas há dois dias venho sentindo ela de novo no hospital, com suas pequenas interações, reforçando o quanto estamos ainda um ao lado do outro, na estrada da vida! Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza… nada vai nos separar, estamos firmes de mãos dadas!! Te amo meu guerreiro, parceiro da vida, esperando sua volta na nossa família! Com muita fé e calma!”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.