Lista mostra 12 nomes masculinos que fizeram e estão voltando a ser tendência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Alguns nomes nunca saem de moda. Outros ressurgem após algum tempo e passam a figurar entre os queridinhos pelos pais – é o caso das opções que listamos abaixo! São 12 nomes de meninos que foram muito populares em outras décadas, desde os anos 40, e voltaram a conquistar novos corações (e registros), seja na sua forma simples, seja em nomes compostos. Confira:

JOSÉ – É o nome mais popular do Brasil, ocupando o topo de registros entre as décadas de 40 e 80. Ainda hoje é muito utilizado, tanto sozinho quanto em nomes compostos. José, pelo latim Josephus, do grego Ioséph, do hebraico Yôseph, derivado de Yôsephyâh, significa ”Deus acrescenta” ou ”O Senhor aumente”. No século passado, o Papa Pio IX nomeou São José, esposo da Virgem Maria, o padroeiro da Igreja Católica universal, popularizando o nome.

JOÃO – Segundo no ranking entre os nomes mais populares de todos os tempos (difundido por São João Batista), tem uma curva interessante no Brasil: depois de fazer sucesso nas décadas de 1950 e 1960, caiu nos anos seguintes e explodiu novamente nos anos 2000, quando obteve mais de 790 mil registros. Assim como no caso de José, tem sido muito utilizado em nomes compostos, como João Miguel, um dos mais populares em 2020. Origem atribuída ao hebraico Yohannan, ”Deus tem compaixão” ou ”Deus é misericordioso”. É usado por personalidades célebres, como o compositor alemão Johann Sebastian Bach, e o escolhido pelo polonês Carol Wojtila, quando se tornou João Paulo II para assumir um dos papados mais longos da história da Igreja Católica.

ANTÔNIO – Terceiro nome com maior número de registros no país, teve seu ápice nas décadas de 1950 e 1960 e está voltando à moda. Há vários significados e origens atribuídos a este nome. Do grego Anthos, flor, ou de Anti-onos, antiasnos, traduzido como ”o inimigo dos burros”, ou de Anti-onios, ”que não se pode comprar”, ou de Anteo, ”que se opõe”. Ou do latim Antistes ”chefe, o principal”, ou do latim Antius ”o que está na vanguarda”. Alguns representantes famosos: o compositor Antônio Carlos Jobim, o ator Antônio Fagundes, o líder messiânico Antônio Conselheiro, da Revolta de Canudos.

FRANCISCO – O auge foi nos anos 60, mas na última década voltou a aparecer nas listas de nomes mais escolhidos pelos pais – em 2016, por exemplo, ocupou a sexta posição. Resultante do latim tardio Franciscus, do germânico Fränkisch, de frank, franco, mais o sufixo isk, com o significado de francês. Uma das personalidades com este nome é o Papa Francisco.

PEDRO – Frequente nas décadas de 1950 e 1960, teve um boom nos anos 2000 e, atualmente, ainda figura entre os mais utilizados, tanto sozinho quanto como nome composto. A versão Pedro Henrique, por exemplo, ficou em 6º lugar entre os mais registrados entre 2010 e 2020. Significa pedra, rocha, do latim Petra, derivado do grego Pétros. Pedro é um dos primeiros nomes da cristandade, adotado também por muitos reis e imperadores, como no caso brasileiro, Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.