IMA e Secretaria de Meio Ambiente e a difícil missão de reorganizar a orla de Maragogi

Na manhã desta segunda-feira (13), proprietários de lancha foram multados.

A Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA), vem se esforçando para reorganizar e manter a ordem na orla marítima da cidade de Maragogi. Mês passado, o IMA notificou os proprietários de lancha para retirarem suas embarcações das areias da praia. Em seguida, a Secretaria iniciou o projeto de plantação de salsa.

Acontece que algumas lanchas foram flagradas na orla durante à noite no último fim de semana. As fotos circularam nas redes sociais. “Pau que dá em Chico, dá em Francisco”, protestaram revoltados os empresários que cumpriram a determinação dos órgãos competentes. Em razão desse fato, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, na manhã desta segunda-feira (13), multou os lancheiros que insistem em desdenhar da ordem. “Vou retirar todas as lanchas da beira da praia, gostem ou não”, voltou a dizer o secretário. A determinação se estenderá aos amigos e autoridades, que se aproveitam da aproximação ou do cargo para darem mau exemplo.

Entre as justificativas para a presença das lanchas na areia da praia seriam para manutenção das embarcações. “Para isso existe a marina”, responderam. Sim, todo tipo de embarcação, segundo as leis aquaviárias, deve ser guardada nas marinas. O recolhimento deve ser feito sempre depois de utilizá-la. “Nem na costa nem no mar é lugar de deixar embarcação”, diz um especialista.

É inegável o empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em impor alguma organização na orla da cidade. Recentemente, em vídeo, Gabriel Vasconcelos disse que “em breve, Maragogi será modelo para o Brasil”. Certamente exagerou, pois ainda enfrentará muitos obstáculos para remover tudo que enfeia e envergonha o maior cartão postal da cidade. E, em seguida, replantar a vegetação e árvores. Para tanto, será necessário reprimir a ganância do homem, e conscientizá-lo do quão é importante preservar a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.