Maragogi: a fachada é nova, mas os problemas são velhos

Falta de estrutura do município preocupa ainda mais os nativos na alta temporada

A superlotação turística de Maragogi preocupa os nativos. Se por um lado beneficia o setor, por outro, além de despertar antigos problemas, como queda de energia e falta d’água, tem apresentado outros, como a falta de estacionamento, o que desencadeia um enorme problema de locomoção, tanto para quem possui carro quanto para os pedestres. Está difícil de andar pelas ruas da cidade. Já que não se pode contar com as calçadas.

O município cresceu turisticamente. Muito marketing foi e é usado para atrair novos visitantes. E nada foi ou é feito internamente para bem acomodá-los. A não ser dentro das pousadas e hotéis, que é um mundo à parte. Fora daí, as belezas naturais são enaltecidas – e a total falta de infraestrutura é vista, sentida e as queixas são enviadas às páginas específicas das redes sociais. Maragogi não é o que se mostra nos fôlderes. Nunca foi. Como diria os mais velhos, “estão querendo tapar o sol com a peneira”. Perda de tempo. O turista que paga caro, sai xingando.

É só visitar a página do Tripadvisor para comprovar o que estamos afirmando. Lá, deparamo-nos com comentários como estes, postados neste mês:

“É uma pena um lugar com uma natureza tão bela com uma estrutura tão precária, para curtir praia recomendo PRAIA DE ANTUNES de tirar o fôlego, porém a cidade de Maragogi em si NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA, não tem um restaurante bom, uma ruazinha para passear, realmente uma decepção! Acho que só vale a pena para quem fica em um resort que deve ter a estrutura que a cidade em si não tem! A noite não tem nada para fazer, além disso não comemos nenhuma comida de fato gostosa. A impressão que ficou que ninguém investe aqui, sem um supermercado de rede, ruas sem asfalto, sem bons restaurantes, sem uma boa feirinha de artesanato… triste! Minha dica: Venha só passear um dia ou dois, não vale a pena ficar a viagem inteira em Maragogi, só se for ficar em resort.”

Comentário de um turista na página Tripadvisor.com sobre Maragogi

“Praia totalmente sem estrutura, cidade feia e com ar de abandonada. O passeio até as piscinas naturais é lindo e vale a pena fazer. As fotos pagas tb valem a pena pois ficam lindas. A comida é cara e péssima. Não tem nem um trapiche pro turista embarcar pra fazer os passeios. Muita propaganda de um lugar que na verdade só tem as piscinas naturais como atração.”

Ultimamente, então, a Secretaria de Infraestrutura parece ter abandonado de vez o município. Já que, apesar de todos os problemas sofridos e apresentados de forma veemente pelos moradores, através de fotos e vídeos, não dá sinal de vida. Maragogi desenvolveu um braço da economia que rende muito dinheiro. Mas esqueceu de usar esse dinheiro para cuidar da cidade.

Problema novo: falta de estacionamento.

Nota informativa da Equatorial

No tocante à preocupação com a queda ou falta de energia elétrica, a empresa responsável enviou à seguinte Nota:

“A Equatorial Alagoas informa que, com a chegada do verão e para assegurar um fornecimento de energia com qualidade e segurança para a população que reside nas regiões litorâneas e nas localidades de maior fluxo de pessoas, devido à época de veraneio, a Distribuidora tem intensificado as manutenções nas redes elétricas de baixa e média tensão. Uma das ações realizadas é a lavagem de rede, procedimento realizado anualmente pelas equipes especializadas da Distribuidora, com o objetivo de diminuir os efeitos da salinidade existente à beira mar.

Além da capital, trechos do Litoral Norte e Sul desde o município de Feliz Deserto a Maragogi serão beneficiados. Este ano, a concessionária já realizou a lavagem em 1.200 estruturas, utilizando mais de 120 mil litros de água desmineralizada – uma água especial e própria para a lavagem da rede.

Como ações de manutenção pré-verão, também foram realizadas inspeções na rede; termovisão rastreando possíveis defeitos em chaves e conexões; substituição de isoladores; substituição de ramais de clientes e podas de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.

Registro de falta de energia

Para um melhor atendimento de seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto no WhatsApp (82) 2126-9200, pelo aplicativo “Equatorial Energia” ou no site al.equatorialenergia.com.br.

Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos o Código Único do imóvel. O Código Único encontra-se destacado em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.

Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.”

Uma resposta

  1. Infelizmente a cidade está abandonada, ruas de terra esbur, lixo e entulho pra todo lado, esgoto a céu aberto, falta de estacionamento, comércio precário e restaurantes medianos. A cidade tem que ser primeiramente boa para os moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.