“Por ser homossexual e negro, tive que me dedicar mais”, diz jogador da Seleção Brasileira de vôlei

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Maique Reis, de 24 anos, jogador de vôlei do Minas Tênis Clube e também da Seleção Brasileira, é um exemplo na luta contra o racismo e a homofobia. Em conversa com o UOL Sporte, o atleta falou sobre carreira e contou que por ser homossexual e negro, teve que se dedicar mais para ser respeitado e conquistar o seu espaço.

Eu defendo minhas maiores causas que são o combate à homofobia e ao racismo. O mundo é diverso e todo e qualquer tipo de ser humano merece respeito. Você tem que dar o respeito para receber o respeito, então eu busco sempre lutar contra todo tipo de preconceito“, diz o atleta. Segundo Maique, eleito um dos destaques da Seleção no último Campeonato Sul-Americano, realizado em setembro, os ataques homofóbicos já aconteceram dentro e fora das quadras. “Já sofri ataques, estamos sujeito a isso em todo lugar e todo momento. Em quadra eu sempre me destaquei muito jogando vôlei, então já vi pais de atletas de outros times me chamando de viadinho. Cresci ouvindo isso, que me moldou e me fortaleceu. A gente vive em um mundo em que sabemos que isso acontece“, conta.

Maique agora quer é mostrar a sua história e servir de exemplo pra outras pessoas. “No vôlei, não só eu, mas tantos outros homossexuais. Não é só estar aqui, não é só jogar, a gente carrega um peso muito maior, uma representatividade enorme. Eu sou homossexual, sou preto, pobre, isso tudo vem comigo, e eu gosto de trazer isso. Não para minimizar ou me fazer de coitado, mas para mostrar minha história, mostrar que eu consegui e fui capaz, isso é importante”, ressalta. “Por ser homossexual e negro, tive que me dedicar mais, mostrar mais trabalho para que eu pudesse ser respeitado, para que eu conquistasse o meu espaço”.

Pheeno

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.