Água-viva devora peixe e acaba encalhada em praia do Reino Unido

Um homem em uma praia do Reino Unido observou uma água viva com um peixe inteiro dentro de si

Uma água-viva não tem dentes. Na verdade, estes animais não têm nem mesmo distinção entre boca e ânus – uma cavidade funciona como as duas coisas. Por esse motivo (e alguns outros), a digestão de alimentos pode levar algum tempo. Por isso também, um homem em uma praia do Reino Unido observou uma água viva com um peixe inteiro dentro de si.

Ian Watkin estava andando com seu cachorro na manhã do dia 4 de agosto, quando encontrou o a  água-viva-bússola encalhada na areia. O curioso é que em seu interior era possível ver a presa mais recente do cnidário, ambos em seus finais trágicos. A foto do pequeno peixe dentro da água-viva, então, viralizou nos últimos dias.

O que acontece é que esse pequeno peixe, de espécie ainda não identificada, provavelmente acabou preso nos tentáculos venenosos do cnidário. Como é possível ver na imagem, o predador recebe o nome de bússola devido ao seus riscos em forma de ‘V’ ao longo da parte superior do corpo, que lembram o instrumento.

O estranho é que peixes mais jovens frequentemente buscam os tentáculos de águas-vivas para se esconderem e protegerem de outros predadores, que não arriscam chegar perto dos tentáculos venenosos. Todavia, muitos destes peixinhos inocentes acabam presos pelo seus próprios protetores, acabando no celêntero (algo como um estômago) das águas vivas.

Como uma água-viva se alimenta e vive

Como citado durante o início deste artigo, as águas-vivas são cnidários. Ou seja, elas são organismos bastante primitivos no que diz respeito a animais. Esses bichos não têm um sistema nervoso desenvolvido e na maioria dos casos, mal podem se mover. Assim, as águas-vivas permanecem flutuando nas águas do mar, esperando que uma presa desatenta toque em seus tentáculos – que podem passar dos 2 metros de comprimento.

Acontece que cada tentáculo das águas vivas contém células especializadas em agarrar presas, com pequenas espículas. Ademais, essas espículas liberam toxinas que podem ferir gravemente e mesmo matar instantaneamente pequenos animais. Algumas espécies, ainda, estão entre os animais mais venenosos do mundo. Por esse motivo também acontecem acidentes com “queimaduras” a banhistas que enconstam nos tentáculos das águas vivas.

Imagem: Ian Watkin / Triangle News

O que acontece neste caso único é que a água-viva acabou sendo carregada pela maré para o seu fim, antes mesmo de poder digerir seu último almoço.

Socientifica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.