“Dragões azuis” que surgem nas praias alagoanas são inofensivos

Eles aparecem em grande quantidade em praia de Maceió.

Os “dragões azuis”, uma espécie de lesmas do mar, vêm aparecendo em grande quantidade na Praia de Riacho Doce, em Maceió. A presença dos animais foi divulgada pelo Instituto Biota de Conservação após imagens recebidas nesse fim de semana.

Os moluscos exóticos podem ter sido trazidos por ventos fortes registrados na última semana no Estado, já que vivem em mar aberto. No vídeo abaixo, é possível perceber um dos dragões em uma poça depois de maré baixa.

Segundo o professor da Ufal, Cláudio Sampaio, os “dragões azuis” são animais inofensivos. Apesar disso, o aparecimento do Glaucus atlanticus, como é conhecido cientificamente, causa estranheza aos pesquisadores pois são seres que vivem afastados das praias.

“Os dragões azuis são pequenos animais, primos distante dos caracóis, são pequenas lesmas marinhas que vivem em águas oceânicas, ou seja, afastados das praias”, disse.

“Então encontrar um animal desse em praias alagoanas é motivo de surpresa, mas não se preocupe, são animais inofensivos. Apesar do seu colorido e formato curioso, não causam nenhum mal ao ser humano”, continuou o professor.

Sampaio também orientou sobre o que se deve fazer quando encontrar o animal nas areias das praias. “Ao encontrar animais desses convém avisar aos órgãos de meio ambiente, universidades, centro de pesquisas e ONGs”.

Para o pesquisador, os animais podem fornecer informações valiosas antes de serem devolvidos ao mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.