Motociclistas devem ficar atentos às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

Condutores precisam respeitar o que a nova regulamentação apresenta

A frota de motocicletas em Maceió, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), é de 81.105; já a de motonetas é composta por 6.031 veículos; quanto aos cliclomotores são 6.027. São quase 93 mil transportes deste tipo, e os condutores precisam ficar atentos às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que começam a valer a nesta segunda-feira (12).

O transporte de crianças teve alterações. Fica proibido transportar menores de 10 anos ou que não tenham condições de garantir a própria segurança.

Quanto ao uso de capacete, o condutor que estiver com o item de segurança obrigatório sem a viseira, ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será autuado com uma infração de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16,; quatro pontos na habilitação e retenção do veículo para a regularização.

A nova lei também altera a gravidade da infração para quem trafegar sem o uso do farol baixo, mesmo durante o dia. O que antes era considerado uma infração de natureza gravíssima com possibilidade de recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir, agora é considerada uma infração leve, com multa no valor de R$ 130,16, com acréscimo de quatro pontos na CNH do condutor flagrado.

“Os condutores precisam ficar atentos às mudanças. O respeito às leis de trânsito é uma missão de todos os cidadãos. Os Agentes de Trânsito da SMTT atuam nas ruas para prevenir que vidas sejam perdidas. Em muitos casos, o descumprimento dos regulamentos terminam em acidentes graves e mortes”, destacou, André Costa, superintendente da SMTT.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.