Não vai ter rateio do Fundeb este ano e pode não ter, “nos próximos”, explica jurista

Recomendação de não pagar o rateio, explica a assessoria jurídica da AMA, é técnica, em função da mudança da legislação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os professores das redes municipais de ensino de Alagoas vão ficar sem rateio do Fundeb este ano. Isso se os prefeitos e secretários de educação seguirem a orientação da nota técnica da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Antes de prosseguir um alerta: o portador não merece pancada. Não dá para culpar o mensageiro pela mensagem.

A recomendação de não pagar o rateio, explica a assessoria jurídica da AMA, é técnica, em função da mudança da legislação. Legislação federal.

O “novo” Fundeb não prevê esse tipo de pagamento. E, segundo o jurista Luiz Geraldo, a Lei Complementar 173 veda o pagamento de abono ou aumento de servidores até 31 de dezembro de 2021.

Por regra, 70% dos recursos do Fundeb devem ser utilizados para pagamento dos servidores da Educação. O que deve acontecer com os municípios e Estados que não utilizarem todos os recursos é reprogramação dos gastos para o próximo ano, em função da pandemia.

“A regra não é da AMA. É o que diz a legislação federal, interpretada por tribunais de contas e Ministério da Educação. A orientação do FNDE é para que não se faça o pagamento do rateio para não incorrer em riscos de irregularidades”, pondera o assessor jurídico da AMA.

Veja o que diz o FNDE

Em manual de perguntas e respostas (veja aqui), o FNDE explica que o pagamento do rateio não deve ser feito aos servidores, em função de mudanças na legislação.

Veja um resumo:

7.12. Por que é proibido realizar o pagamento de abono ou rateio com recursos do Fundeb no exercício de 2021? Quais são os riscos?

PORQUE É PROIBIDO?

– Não há permissivo legal expresso.

– A Emenda Constitucional nº 108 e a Lei nº 14.113/2020 não fizeram qualquer menção à possibilidade de pagamento de abono com recursos do Fundeb para se alcançar o percentual mínimo de 70% destinado à remuneração dos profissionais da educação.

– Conforme já explicitado, a Lei Complementar nº 173, de 2020, veda expressamente em seu art. 8º, inciso VI.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

– Considerar somente os profissionais do magistério para rateio gera risco de judicialização de outras carreiras ligadas à educação básica, que também estão contempladas na CF e na Lei do Fundeb.

– Lei municipal autorizando o abono salarial a ser empenhada em 2021 para pagamento no começo de 2022 afronta ao princípio da competência da despesa (artigo 35, II, da Lei 4.320/64, vedação mencionada na Lei 173/2020.

-A inobservância aos percentuais de aplicação mínima dos recursos da educação e dos percentuais do Fundeb podem ensejar a responsabilidade administrativa, civil e penal da autoridade, além de configurar ato inconstitucional, sujeito às penalidades legais.

– A ocorrência de “sobras” significativas de recursos dos 70% (setenta por cento) do Fundeb no final de cada exercício pode significar que o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica ou, ainda, a escala ou tabela de salários/vencimentos, está necessitando de revisão ou atualização, de forma a absorver, sem sobras, os 70% (setenta por cento) do Fundo no pagamento da remuneração, sem a necessidade de uso de pagamentos sob a forma de abonos.

-A adoção de pagamentos de abonos em caráter permanente pode ensejar, no futuro, que tais pagamentos sejam incorporados à remuneração dos servidores beneficiados, por se caracterizar, à luz da legislação trabalhista, um direito decorrente do caráter contínuo e regular dessa prática.

– A Constituição Federal (art. 212-A, XI) determinou expressamente que proporção não inferior a 70% (setenta por cento) do novo Fundeb, excluídos os valores da complementação-VAAR, fosse destinada ao pagamento dos profissionais da educação básica em efetivo exercício. Além disso, é preciso considerar que, no mínimo 15% da complementação-VAAT deve ser aplicada em despesas de capital e 50% destinada à educação infantil.

– Ainda, a Lei nº 14.113/20, ao regulamentar o novo Fundeb, prevê algumas hipóteses de responsabilização no caso de desrespeito às suas disposições.

– Caso não atingidos os percentuais determinados em Lei, deverá ser justificado e comprovado no momento da prestação de contas os motivos de não cumprimento ao Tribunal de Contas ao qual o Município esteja vinculado.

Veja aqui o documento do FNDE

Blog do Edivaldo Júnior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.