Alagoas recebe nesta sexta-feira 22 mil doses da vacina infantil contra Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que Alagoas vai receber nesta sexta-feira, 14, 22.100 doses do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade. A previsão é que o voo com os lotes da vacina pouse em Maceió no início da tarde de hoje.

A expectativa agora é que o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, e o governador Renan Filho anunciem ao longo do dia como será a distribuição das vacinas aos municípios, que divulgarão em seguida a partir de quando e em quais locais os imunizantes estarão sendo aplicados.

O primeiro lote com a vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos chegou ao Brasil na madrugada da última quinta-feira, 13, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Ao todo, foram enviadas 1 milhão e 248 mil doses do imunizante neste primeiro momento.

A imunização de crianças de 5 a 11 anos será feita por faixa etária, com prioridade para os que têm comorbidades ou sejam portadores de deficiência permanente. De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

Recomendações – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, no início do mês, uma série de recomendações sobre a vacinação infantil. A agência sugere que a imunização ocorra em sala separada da de adultos e que a vacina não seja administrada no mesmo período de outras do calendário. Por precaução, é recomendado intervalo de 15 dias.

A Anvisa também recomenda que seja evitada a vacinação de crianças no esquema drive-thru (dentro do carro); que elas fiquem em observação no local por 20 minutos após receber a dose; e que os profissionais de saúde informem os pais sobre possíveis efeitos adversos do imunizante, como dor, inchaço no local da aplicação e febre.

O governo brasileiro encomendou 20 milhões de doses de vacina, todas da farmacêutica Pfizer. A dose para crianças será diferente da aplicada em pessoas a partir de 12 anos. Os frascos terão cores distintas para evitar erros na aplicação. A embalagem do imunizante para crianças tem a cor laranja e para adultos, roxa.

TNH1 com Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.