Anvisa investiga primeiro caso suspeito da variante ômicron no Brasil

Passageiro desembarcou em São Paulo de um voo da África do Sul e testou positivo para a Covid-19; ainda não foi confirmado se o paciente foi contaminado pela nova variante
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Anvisa investiga o primeiro caso suspeito da variante Ômicron no Brasil. Um passageiro que desembarcou na noite deste sábado (27) em São Paulo, vindo da África do Sul, apresentou resultado positivo para a Covid-19 em teste realizado no aeroporto de Guarulhos. A agência de fiscalização informou que ainda não sabe se o paciente foi infectado com a nova variante.

De acordo com informações do portal R7, o passageiro embarcou em um voo da Ethiopian Airlines, no país africano, com teste negativo para a Covid-19. Porém, ao realizar novo exame RT-PCR em um laboratório localizado no aeroporto de São Paulo, o resultado detectou a contaminação.

Após o exame positivo, a vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) foram acionados para acompanhar o caso.

passageiro foi encaminhado para isolamento residencial e o caso também será acompanhado pelo Ministério da Saúde.

Fronteiras fechadas

Nesta segunda-feira (29) o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas com seis países da África:  África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Além de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia, que também podem entrar na lista devido a casos registrados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.