Primeira dose da vacina contra a covid não garante imunização; infectologista fala sobre cuidados

Apesar de muitas pessoas estarem tomando a primeira dose da vacina contra a covid-19 e terem a sensação de que já estão imunizadas, elas não estão. O alerta vem do médico infectologista Fernando Maia que afirmou ao portal Cada Minuto que a vacina só faz efeito completo no mínimo 14 dias após a segunda dose.

O infectologista relembrou que a vacina evita formas graves e mortes, mas não o adoecimento. “Então mesmo quem tomou a vacina corretamente ou até mesmo quem já teve a doença precisa continuar com os mesmos cuidados de lavar as mãos, usar máscara e manter distanciamento social”.

Fernando Maia também destacou que é possível que se tenha contaminação e que a pessoa contaminada pode transmitir a doença.

Tomou a primeira dose e está contaminada?

Ele reforçou que algumas pessoas adoeceram após tomar a primeira dose da vacina. Para o infectologista, o recomendado é que nesse caso é esperar pelo menos 30 dias do término da doença para pessoa ficar plenamente recuperada e poder tomar a segunda dose, mesmo que atrase um pouco.

“Têm estudos mostrando que quem teve a doença e tomou a vacina depois, tem uma resposta vacinal melhor do que quem não teve a doença. Então acaba sendo “uma vantagem”. Mas deve tomar a vacina mesmo quem já teve a doença. Basta ter o cuidado de esperar 30 dias do quadro clinico pra poder tomar”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.