Três casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza são confirmados em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foram confirmados em Alagoas três casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza, desde o mês de outubro de 2021. Além disso, o Estado também já registrou mortes pela Influenza.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, divulgou a confirmação dos casos em Alagoas, nesta quarta-feira (05), por meio de suas redes sociais, em que reforçou para a população o pedido para que todos se vacinem, além de convocar uma reunião para discutir sobre a implementação de um plano de contingência em Alagoas.

“Pessoal, boa tarde. Diante do atual cenário epidemiológico em todo o país, convoquei uma reunião de emergência para implementação de um plano de contingência. Aqui em Alagoas, já identificamos casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza. Mortes por Influenza já foram confirmadas em nosso estado. Por isso, é muito importante que todos continuem usando máscara, e o principal, vacinem-se contra o coronavírus”, informa a postagem de Alexandre Ayres.

A contaminação simultânea por Covid-19 e gripe em uma mesma pessoa vem sendo chamada de “flurona”, junção das palavras “flu” [gripe, em inglês] e parte da palavra coronavírus, “ona”. O termo foi usado pela primeira vez após a confirmação de um caso em Israel.

Com o aumento dos casos de síndromes gripais em Alagoas, a Sesau, junto com a Secretaria Executiva de Ações de Saúde (Seas) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), elaboraram uma nota técnica com o objetivo de orientar os profissionais dos diferentes níveis da atenção à saúde para que se mantenham em alerta quanto à identificação precoce de casos de Síndrome Gripal, possibilitando a implementação de medidas que tenham como finalidade quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.