Maragogi: População reclama de lixo acumulado e mau cheiro nas ruas

Praça Nossa Senhora da Guia, em Barra Grande; Praça Joathas Saldanha, em Maragogi; Praia de São Bento. O acúmulo de lixo nesses locais é tanto que, nas praças sem canteiros, o lixo substitui as flores. Ali, sacolas plásticas, caixas de papelão, restos de comida, móveis antigos e até entulhos de construção disputam espaço com transeuntes. Mas a problemática tem uma dimensão geográfica bem maior. Com o fluxo turístico em alta, a cidade outros endereços do município convivem com o mesmo dilema.

O excesso de resíduos nas vias do segundo maior polo turístico de Alagoas, atrás apenas da capital Maceió, assemelha-se a gestões anteriores. A queixa dos moradores e turistas é de que, a cada troca de prefeito, a situação ganha contornos de “abandono e esquecimento”.

Sem uma atuação efetiva na limpeza de ruas e avenidas, sobram denúncias de quem, a contragosto, precisa encarar o mau cheiro provocado pela sujeira, além do aparecimento de animais e obstrução das vias públicas. As informações foram coletadas pelo nosso portal a partir de denúncias de moradores e apuração no local, no último fim de semana.

“Todo prefeito, depois do primeiro mandato, deixa assim mesmo, abandona as ruas e o lixo fica aqui, na porta das nossas casas. Passam dias e noites aí, os animais fazendo a festa. A demora para coletar só aumenta e cada dia que passa, fica insuportável. Lamentavelmente, precisamos suportar esse cheiro ruim e essa cena horrível de muito lixo”, relata um morador da Praça Joathas Saldanha, localizada no bairro do Carvão.

Uma moradora que também nos enviou fotos, narra seu drama. “O incômodo com o alto volume de lixo em frente à minha residência é constante, mas logo nas primeiras horas da manhã, o mau cheiro que vem dos resíduos parece ser ainda mais intenso. A ‘catinga’ é tão forte que dá uma agonia, uma ‘gastura’, principalmente na parte da manhã. A gente já acorda sentindo o fedor porque o lixo está tomando conta de tudo. É uma situação horrível, horrível. A gente levanta para trabalhar e já fica triste vendo isso”, afirma.

O problema é acentuado também pela presença de moscas, baratas e ratos que, atraídos pelas impurezas, invadem as casas próximas. Conforme lamenta um turista. “Toda alimentação que nós vamos fazer, seja de almoço ou café, tem mosca pousando. Se você andar pela avenida inteira, vai perceber que ela é toda preenchida de lixo.”

Uma resposta

  1. Estou a passeio em Maragogi com minha namorada da Alemanha. Gostaria de mostrar as belezas naturais do Brasil, no entanto ao invés de ver as belezas, ficamos extremamente chocados com a sujeira e lixo por todo lado. Ao redor da cidade, mas ruas, na praia. Uma tristeza.
    Todos os dias ao andar nas praias, coletamos lixo. Em menos de 100m nossas sacolas já estão sempre cheias.

    Existe com certeza descaso da prefeitura e do governo, mas o lixo não aparece magicamente nas ruas. A população tem que fazer sua parte e não jogar lixo na rua e nas praias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.