Morador do povoado de São Bento, em Maragogi, ganha a vida fazendo crochê

Josuel já vendeu suas peças até para ex-BBB

Josuel Luis, ou Jó, encantou-se pela arte do crochê por força das circunstâncias, diria. E já adulto. Se bem que quando criança fazia tapete entrançando fios produzidos a partir de sacolas plásticas. Mas só pegou na agulha aos 23 anos – ele hoje tem 28. Apesar do preconceito – e não poderia ser diferente, já que o pensamento dominante acostumou-se com a ideia de que “crochê é coisa de mulher”.

Mas se é incomum para os outros ver um homem crocheteiro, para esse mulato pai de um menino de 5 anos e sua esposa albina, que inclusive o ajuda a confeccionar os biquínis, bonés, bolsas, saias, saídas de praia etc, não o é. Ao contrário, Josuel se orgulha do que faz, e não liga para as gracinhas que escuta. “É arte. Qualquer um pode fazer”, diz ele.

“Tudo começou quando minha esposa queria um biquíni de crochê”, conta o artesão. “Fomos a Maragogi comprar um e achei caro. Não compramos. Voltando para casa, pesquisei no You Tube e foi assim que comecei a fazer. Mas não pensem que acertei de primeira. Fiz várias tentativas, errei muito até acertar.”

E foi com a peça que o encaminhou a esse mundo que Josuel chamou a atenção de uma celebridade, a ex-BBB Ivy Moraes, que participou da edição 2020 do programa. Ivy foi diretamente na loja do crocheteiro em dezembro de 2020 quando visitou Maragogi, em dezembro do ano passado, e levou, além de um biquíni, um maiô, que exibiu no seu corpo no feed do seu Instagram, elogiando o artista.

São os frutos colhidos por esse maragogiense de coração – ele apenas nasceu na cidade de Porto Calvo, mas sempre morou em Maragogi – que já exerceu as profissões de vendedor de picolé e pedreiro.

A ex-BBB Ivy Moraes vestindo biquíni by Josuel Luis (Foto: arquivo pessoal)

Serviço:

Loja física:      Maragogi Crochê, localizada à AL 101 Norte, no povoado de São Bento.

Instagram:       @maragogi_croche (onde há fotos de todas as peças que fabrica)

WhatsApp:     82 98724 0144

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.