Músicos lançam manifesto contra decreto da prefeitura de Maragogi que proíbe apresentações em bares e restaurantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Um grupo de músicos atuantes no município de Maragogi se uniu e lançou o Movimento dos Músicos de Maragogi, com o propósito de contestar e propor mudanças no artigo 8 § 10 e § 11 do decreto nº 010/2021, expedido pela prefeitura de Maragogi e publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Alagoas na sexta-feira (05).

“Reconhecendo o avanço nos casos da Covid-19 e retrocesso para a fase amarela no Estado de Alagoas, o Movimento dos Músicos de Maragogi entende que, ao invés da proibição da música ao vivo, uma medida mais eficiente seria utilizar os músicos como porta-voz dessas medidas. Assim nos colocamos à disposição do município de Maragogi para agir como tal”, diz o manifesto.

Segundo os profissionais, o precedente foi aberto pela cidade de Maceió. O Movimento sugere algumas alterações no art. 8º. “Em caráter excepcional, e por se fazer necessário a manutenção das medidas de isolamento social, em razão da situação de emergência, a prefeitura de Maragogi promove a ABERTURA COM RESTRIÇÕES, dos serviços nos estabelecimentos comerciais, no âmbito municipal, até o dia 24 (vinte e quatro) de março deste ano, a partir da 0 (zero) hora do dia 5 (cinco) de março de 2021, podendo ser prorrogado ao final desse período.

O Movimento requer que bares, restaurantes, receptivos, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, salões de beleza, barbearias, centros de estética e congêneres, templos, igrejas e demais instituições religiosas, lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada, serviço de transportes complementar de passageiros (vans) e buggys dentro do território do município, estacionamentos públicos ou privados, academias, centro de ginástica e estabelecimentos similares, mantenham suas atividades com a capacidade de 50%.

Para o §10, solicitam que façam uma reparação. “Em se tratando a bares, restaurantes, receptivos e similares, o público máximo por mesa não poderá ultrapassar a 6 (seis) pessoas, independentemente ser da mesma família ou não, podendo funcionar até às 23h.” E que permitam a execução de música, ambiente ou ao vivo, em qualquer estabelecimento comercial, devendo os estabelecimentos comerciais reservar uma área para os músicos profissionais, com todos usando máscara, exceto o vocalista e músicos de instrumentos de sopro, ficando proibido dançar durante a apresentação.

“Caso a regra seja descumprida, a banda deve parar de tocar e alertar que a música será retomada quando todos voltarem aos seus assentos”, promete o documento-manifesto, que ainda propõe normais para os estabelecimentos.

“O Movimento dos Músicos de Maragogi acredita na seriedade e no comprometimento da prefeitura de Maragogi, e entende que vivemos uma situação sem precedente, mas também acreditamos que precisamos nos atentar para que na intenção de sanar um problema não venhamos a criar outros maiores. Para os músicos e vários outros trabalhadores independentes o período de isolamento foi duro, mesmo com a retomada ainda passamos por um momento de reorganização econômica, com muitos ainda quitando dividas e pendências que surgiram dessa situação. Assim sendo, contamos com a compreensão e apoio da prefeitura de Maragogi e esperamos que possamos trabalhar juntos em prol do nosso tão amado município”, finaliza o apelo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.