Prefeito de Maragogi reativa medidas para coibir avanço da Covid-19

As normas serão publicadas no Diário Oficial dos Municípios (DOM) de amanhã

O gestor de Maragogi anunciou, na manhã desta quinta-feira (4), a reativação de algumas antigas medidas adotadas no início da pandemia, para coibir o avanço da proliferação do novo coronavírus no município. Os critérios serão publicados no Diário Oficial dos Municípios (DOM) de amanhã, sexta-feira (5). Mas avisou que não haverá toque de recolher.

Segundo ele, no último boletim, foram registrados: 12.612 casos notificados, sendo 1.966 confirmados, com 25 casos inconclusivos, 1.275 descartados, 3 casos graves transferidos recentemente para hospitais de outras localidades, mais de 700 casos curados, 32 óbitos confirmados, e mais dois sob investigação.

As medidas terão prazo de 20 dias, ou seja, vigorarão de amanhã até o dia 24. Será o tempo de análise. Se os casos diminuírem, as normas serão abrandadas; se não, serão acentuadas, com risco de fechamento geral durante cinco dias seguidos.

Setores da prefeitura restringirão o atendimento ao público. Funcionarão em regime plantonista, com exceção dos postos de saúde, que manterão atendimento corrido, das 7 às 13 horas, considerando que pessoal da Saúde já foi vacinado.

O reinício das aulas presenciais, previsto para os próximos dias, foi adiado para o fim de tais medidas, do 5º ao 9º anos, com apenas metade da turma por dia.

Não entrarão ônibus de excursão, a não ser das empresas de turismo.

As piscinas naturais não fecharão. Apenas entre os dias 20 e 25 estão suspensos todos os passeios aquaviários, inclusive os de orla.

Bares, restaurantes e lanchonetes funcionarão com 50% de sua capacidade. Mas bebidas alcoólicas só poderão ser vendidas até às 20h. Som, mesmo ambiente, segue o mesmo horário.

Comércio não terá mudança de horário, apenas com limitação de pessoas, para evitar aglomeração.

Hotéis e pousadas estão liberados para ocupar 75% de suas dependências. Albergues e hostels não funcionarão.

Comércio informal não funcionará, seja na orla marítima ou em outros locais que agreguem multidão.

Academias de ginástica poderão abrir até às 20h, desde que limitada a quantidade de 50% da sua capacidade total, feita a distribuição de 25% para cada horário.

As multas continuam de R$ 500 para pessoas físicas e R$ 1.500 para pessoas jurídicas.

Vetada aglomeração em praças e praia.

Proibidos eventos esportivos, artísticos, científicos, culturais, religiosos, com concentração de mais de 50 pessoas em locais abertos e mais de 25 pessoas em ambientes fechados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.