Relatório do IMA apresenta três pontos impróprios para banho nas praias de Maragogi

O resultado de ensaios analíticos constatou 51 pontos de coleta próprios para banho nas praias, em um total de 65.

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) lançou nessa sexta-feira (05) o primeiro relatório de balneabilidade após a suspensão de 10 meses. O resultado de ensaios analíticos constatou 51 pontos de coleta próprios para banho nas praias, em um total de 65. O Litoral Sul possui o maior índice positivo, com 82,6% de pontos adequados para banho.

Em Maragogi, três pontos foram considerados impróprios para banho: em frente à foz do Rio Salgado (que separa os municípios de Maragogi e Japaratinga); em frente à foz do Rio Maragogi (extremo sul da cidade, que separa as praias de Maragogi e Camacho); e em frente à foz do Rio Persinunga (que separa o município de Maragogi de São José da Coroa Grande, Pernambuco).

A suspensão dos relatórios se deu com o início da pandemia de Covid-19 e a mudança de sede do Mutange para Farol, em Maceió. O serviço oferecido há 29 anos pelo IMA permite à população local, turistas e órgãos competentes o conhecimento das condições de banho do litoral alagoano, segundo a Resolução Conama Nº 274/2000.

A Resolução estabelece que a praia é considerada própria quando, no mínimo, 80% de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

O relatório de balneabilidade volta a ser publicado todas as sextas-feiras no site do IMA e no aplicativo Nossa Praia para Android e iOS.

Confira o mapa no link: http://www.ima.al.gov.br/praias-proprias-e-improprias-para-banho-05-02-2021/

Com Ascom IMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.