Semarh emite aviso para pancadas de chuvas e rajadas de vento no Litoral e Zona da Mata

Aviso foi divulgado na manhã desta quinta-feira (18); chuvas podem se estender até a manhã da próxima sexta-feira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um Aviso Meteorológico no início da manhã desta quinta-feira (18), para condições favoráveis que devem provocar pancadas de chuvas acompanhadas de rajadas de vento em pontos isolados do Litoral, em especial ao Norte e região Metropolitana e na Zona da Mata, a partir da manhã de hoje, podendo se estender até a próxima sexta-feira (19).

De acordo com o Aviso, isso se dá devido a condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, favorecidas pela atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera próximo à costa leste do Nordeste. As chuvas também podem atingir a região do Agreste e o Baixo São Francisco, mas em menor intensidade.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta

Como a previsão dessas chuvas para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico.

Assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.