Festas de réveillon em Alagoas prometem agitar o início do Verão

Com protocolos sanitários de segurança, os eventos irão celebrar a chegada de 2022.

Roteiros especiais, praias deslumbrantes, lagoas, rios, falésias, queimas de fogos e festas inesquecíveis. Para celebrar a chegada de 2022, Alagoas reúne uma série de encantos e promete ser o destino ideal e seguro para a virada do ano. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 24 de setembro, o Governo de Alagoas avançou todos os municípios alagoanos para a Fase Azul do Distanciamento Social Controlado a partir da 00:00h do dia 27 de setembro.

Com esta última atualização, ficou autorizada a realização de eventos sociais, corporativos e celebrações com vendas de ingressos a partir do dia 1º de outubro, em locais abertos e fechados, com 50% da capacidade do local, público com vacinação comprovada ou teste negativo para Covid-19, e seguindo os protocolos sanitários. O uso da máscara nos eventos é obrigatório. Já a partir de novembro, os eventos pagos poderão ser realizados com até 80% da capacidade do local; e em dezembro com 100%, mediante vistoria do Corpo de Bombeiros.

Mesmo durante a pandemia, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL) seguiu trabalhando para promover o Estado como o melhor destino de Réveillon do país, por meio de mídias programáticas e parcerias com operadoras de viagens, companhias aéreas e o trade turístico de maneira geral, dando suporte e divulgando o que o Estado tem de melhor.

“Alagoas sempre foi um dos destinos mais procurados para o réveillon e, neste ano, com a procura por destinos com atrativos ao ar livre, que proporcionam uma experiência mais segura, seguimos em destaque. Durante todo o ano, o Governo do Estado realizou um trabalho intenso para adequação do destino, habilitando diferentes municípios com o selo internacional de segurança, além de um contínuo trabalho de promoção em todo o mercado nacional. Sem dúvida nenhuma, teremos um fim de ano bem-sucedido para o turismo, fomentando a geração de emprego, renda e oportunidade para os alagoanos”, pontua o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Vale ressaltar que os organizadores dos eventos devem fazer a aferição obrigatória da temperatura dos públicos interno e externo, contratantes, staff e convidados. Os locais precisam ter pontos de higienização com álcool 70% nos acessos, locais de alimentação e banheiros, entrada de brinquedos, corredores, escadas e rampas. Fica também proibida a venda presencial dos ingressos – que devem ser comercializados apenas por meios eletrônicos. A organização deverá fiscalizar o uso obrigatório de máscaras pelos participantes e trabalhadores.

O acesso aos eventos só será permitido para pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 ou que apresentem o teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado com 72 horas de antecedência, junto a um documento de identificação com foto. A vacinação pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS com um documento de identificação oficial com foto.

Quanto à realização de eventos gratuitos, as regras não mudaram: o decreto do Governo do Estado reforça que em locais abertos o limite máximo é de 200 pessoas e em locais fechados é de 100 pessoas. Até o momento, a prefeitura de Maceió confirmou queima de fogos no dia do réveillon, com shows em sete palcos em diferentes bairros da cidade. A previsão é de que recebam a festa da virada os bairros de Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jacintinho, Vergel do Lago, Ipioca e Benedito Bentes. Todas as atrações serão de artistas locais e de gêneros musicais diversos, selecionados por edital.

Turismo Responsável

Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas já conta com sete cidades chanceladas com o selo – Maragogi, Porto de Pedras, Penedo, Japaratinga, Piranhas, Delmiro Gouveia e Marechal Deodoro.

O estado também registra cerca de 1.786 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

Ascom Sedetur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.