Alagoas não tem nenhuma cidade entre as 30 mais violentas do país

Anuário da Segurança Pública ainda demonstrou queda de 14,8% no número de mortes violentas em 2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Alagoas segue confirmando a redução nos índices de criminalidade e não tem nenhuma cidade entre as 30 mais violentas do país. Os dados foram apresentados na edição 2022 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira (28). O relatório apontou uma queda de 14,8% nas Mortes Violentas Intencionais no Estado, com 180 óbitos a menos entre 2020 e 2021. Esse indicador reforça a tese da redução total de 58,4% em relação à série histórica iniciada em 2011. Assim, o Estado conta com a maior diminuição de mortes do Nordeste e a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para o Distrito Federal (-61,5%).

O indicador foi comemorado pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, que apontou que o trabalho integrativo, preventivo e de inteligência tem refletido positivamente nos indicadores, bem como os investimentos que trouxeram o aumento no efetivo policial e a melhoria na remuneração salarial da tropa. Saraiva ainda citou como dados importantes politicas sociais desenvolvidas pelo governo do Estado em outras pastas, como o Escola 10 na Educação; e o Cria na área social, com o fortalecimento da primeira infância.

“Alagoas evoluiu positivamente por implantar um modelo diferenciado, que reuniu integração, investimentos, valorização e inteligência. Dou como exemplo o sucesso dos Cisps, que integraram a Polícia Civil e a Polícia Militar nas cidades do Interior. E temos outras iniciativas que surtiram efeito como priorizar investimentos em equipamentos, usar da inteligência para trabalhar com a análise criminal, tudo isso nos permitiu ter um norte para seguir alcançando resultados positivos e que são reconhecidos nacionalmente”, afirmou o secretário, destacando que Alagoas tem tudo para seguir garantindo a segurança do cidadão.

Não estar listado com nenhuma das 30 cidades mais violentas do país foi um indicador muito comemorado, pois Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.

Para as mulheres, o Estado teve a maior redução no número de homicídios do país com 32%. Os feminicídios também caíram em 28,9%, sendo a quarta maior redução do Brasil. E Alagoas não registrou a morte de nenhum policial em serviço no ano de 2021, um dos melhores indicadores de todo o país. Também reduziu o número de roubos de celulares, roubo de transeuntes, o roubo de cargas e o furto de veículos. A queda nos homicídios dolosos em registros de crimes contra LGBTQIA+ alcançou 11%.

TRANSPARENTE

No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais o Anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca, Alagoas ocupa novamente a primeira posição. Pelo segundo ano consecutivo, o estado é o de maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Secom Alagoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.