Maratona de Cirurgias vai zerar fila de 2.500 pacientes até novembro

Primeiros municípios que vão receber a ação são Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, com início já na terça-feira (21)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo de Alagoas inicia mais uma importante etapa para a Rede de Atenção Hospitalar, com o lançamento da “Maratona das Cirurgias”. Em entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, nesta quinta-feira (16), o governador Paulo Dantas anunciou a oferta de 2.500 cirurgias, entre procedimentos oftalmológicos, geral, ortopédico, ginecológico e urológico, dentre outras especialidades para o segundo semestre deste ano.

A Maratona de Cirurgias é uma ação inspirada no Opera Alagoas, que foi um exitoso projeto e que precisou ser paralisado devido ao avanço da pandemia da Covid-19, em 2020. Para tanto, serão utilizados os seis novos hospitais de Alagoas e as clínicas da família inauguradas no Jacintinho e no Benedito Bentes.

“Essa demanda reprimida que foi levantada foi repassada pelos municípios que apontaram a necessidade de, aproximadamente, 2.500 cirurgias. Nós vamos atender imediatamente. Vamos iniciar na próxima semana, com data estabelecida, com previsibilidade, objetividade. Vou coordenar isso para que essas cirurgias sejam feitas e que a população seja atendida da melhor maneira. Isso não significa que só vamos atender essas 2.500 pessoas. Quem tiver problema de saúde, necessidade de consulta, exame, cirurgia, procure a rede pública estadual que nós vamos dar a melhor assistência e vamos garantir a melhor prestação de serviço ao alagoano”, disse o governador Paulo Dantas.

Para colocar essa fila em dia, o sistema de saúde estadual levaria cerca de dois anos. Mas a meta do Governo é zerá-la até novembro. Os hospitais públicos vão começar o mutirão já neste mês de junho. Os primeiros municípios que devem receber a ação são Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, no Alto Sertão, com início já na terça-feira (21) da próxima semana. As cirurgias ocorrerão de norte a sul do Estado e serão ofertadas em todas as redes hospitalares da rede própria e, também, hospitais referenciados. A medida visa suprir a demanda dos procedimentos represados na rede estadual por causa da pandemia do coronavírus nos últimos anos.

“Nós estamos aptos a realizar as cirurgias nos mesmos locais das triagens. Vamos deixar o paciente próximo de sua localidade. As triagens servirão também para termos uma base das pessoas que vão precisar de exames e cirurgias. A previsão é que iremos ter mais de 500 pessoas por dia sendo atendidas nesse mutirão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Paulo Dantas pontuou que o Governo de Alagoas teve a condição de construir seis novos hospitais e 10 Upas, o que vai facilitar na realização do mutirão. “Estamos concluindo o Hospital do Coração, ampliando nossa rede em Arapiraca, por meio do Metropolitano de Arapiraca, e ainda um hospital muito importante em Palmeira dos Índios. Vocês podem ter certeza e tranquilidade que o Estado está preparado fiscalmente para isso. Esses equipamentos foram importantes na pandemia e serão agora em levarmos saúde com qualidade”.

Durante o atendimento do paciente cirúrgico serão disponibilizadas também consultas especializadas. A previsão é de que cada paciente tenha, em média, três consultas, como as pré-cirúrgicas, pós-cirúrgicas, consulta cardiológica e anestésica, além de exames complementares, como os laboratoriais, ressonância, dentre outros.

A ação ocorre em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, junto às Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos, as unidades hospitalares estaduais e referenciadas.

De acordo com a secretária executiva de Ações de Saúde, Geonice Peixoto, a realização de cirurgias ficou prejudicada em 2020 devido à pandemia, mas a realização do mutirão deverá suprir essas demandas.

“Decidimos iniciar por Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia porque, quando íamos para essas cidades realizar os mutirões, as ações foram canceladas em fevereiro de 2020. Estamos retomando de onde foi paralisado”, explicou Geonice Peixoto.

A rede que será utilizada é formada pelo Hospital Metropolitano e Hospital da Mulher, ambos em Maceió; Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; e Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema.

Agência Alagoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma resposta

  1. Gostaria que aqui em manaus tivesse esses mutirões tambem de cirurgias,minha prima ta com um grande problema pra ser resvido cirurgicamente,uma hwrnia de pos cirurgia da apêndice ,ela sofre MUITO……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.