Galã em “Cara e coragem”, sua estreia em novelas, Rafael Theophilo fará de tudo para esconder que é gay na trama das sete. No cinema, no entanto, ele pode ser visto num personagem, digamos, muito mais corajoso. No filme “Vento seco”, o ator de 36 anos interpreta o bissexual Maicon e protagoniza cenas quentes ao lado do ator Leandro Faria Lelo, protagonista da história, além de sequências em que aparece como veio ao mundo.
Dirigido por Daniel Nolasco, “Vento seco” vem colecionando prêmios mundo afora e chegou a ser exibido no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. Repleto de cenas fortes e até explícitas, o longa ainda tem sido exibido em sessões especiais de salas de cinema e está disponível no catálogo do Telecine.
Rafael Theophilo vinha se dedicando mais ao teatro até ser descoberto pelo cinema e agora pela TV. É ele quem estampa os cartazes do filme no Brasil e nas versões para o exterior. Em “Cara e coragem”, o ator vive o dublê Hugo Sá , melhor amigo e confidente de Andrea Pratini (Maria Eduarda de Carvalho), sua parceira de cena .