A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou hoje (16) a lista com os seis longas-metragens escolhidos para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme no Oscar 2025. Entre as produções pré-selecionadas está ‘Sem Coração’, filme gravado no litoral alagoano e dirigido por Nara Normande e pelo pernambucano Tião.
Além do filme dirigido pela alagoana estão: “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles; “Cidade Campo”, de Juliana Rojas; “Levante”, de Lillah Halla; “Motel Destino”, de Karim Aïnouz e “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges.
O longa “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, foi gravado em Maceió, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Guaxuma, bairro em que a diretora nasceu. O longa tem chamado atenção da crítica desde o seu lançamento mundial, que, inclusive, ocorreu no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
A história se passa durante o verão de 1996, no litoral alagoano. Tamara, interpretada por Maya de Vicq, está em suas férias de verão na pequena vila de pescadores onde mora, antes de sua planejada mudança para estudar em Brasília. Certo dia, ela ouve falar de uma garota que leva o apelido de “Sem Coração” por ter uma cicatriz no peito. Com o passar dos dias, o interesse e uma atração anteriormente desconhecida de Tamara por essa garota não param de crescer. O filme é inspirado em um curta-metragem de 2013, dos mesmos diretores.
No início de setembro, foram divulgados 12 filmes habilitados a concorrer à vaga. Agora, a Academia divulgou os seis filmes que seguem na disputa, após mais uma rodada de votações. No dia 23 de setembro, será anunciado o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional na 97ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Gazeta Web