A convite da deputada estadual Fátima Canuto (MDB), a secretária de Cultura de Maragogi, Karla Passos, participou de uma sessão especial, nessa segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa de Alagoas, onde foram discutidos os impactos do desastre da Braskem em Maceió nas vidas de pescadoras e marisqueiras. A deputada foi a autora da sessão, que contou com a presença de autoridades como a ministra das Mulheres Cida Gonçalves e o deputado federal Paulão do PT/AL.
Karla acompanhou o grupo de dança nativo Dançarte, que se apresentou no plenário e foi bem aplaudido. O convite tinha sido feito à secretária durante os festejos de Emancipação Política de Maragogi, nos quais a deputada se fez presente. “Foi maravilhoso poder levar um pouco da nossa cultura para um palco político tão importante quanto o da Assembleia”, destaca a secretária. “E mais gratificante ainda foi assistir à recepção positiva dos ilustres presentes. Agradeço a oportunidade que a deputada nos deu e parabenizo o trabalho competente de toda a equipe do nosso Dançarte.”

Durante a sessão, as pescadoras e marisqueiras puderam apresentar suas demandas e discutir políticas públicas que podem ajudá-las a superar os desafios enfrentados. O desastre da Braskem foi uma situação muito triste para todos que sobrevivem da pesca na orla lagunar de Maceió, sobretudo para as marisqueiras, que ficaram impedidas de trabalhar, uma vez que a única fonte de renda é a pesca do sururu. E a realização da sessão especial foi muito importante para a categoria.
“É somando esforços e ouvindo a categoria com respeito que conseguimos avanços, assim como os apresentados pela ministra hoje, com a garantia de recursos para equipamentos e as tratativas com o ministro da Saúde para o atendimento especializado para essas mulheres”, ressalta Fátima Canuto. “Mais uma vez, realizamos um debate sério, diverso e resolutivo.”