Com as presenças dos candidatos a prefeito de Maragogi, Fio (PL), Dr. Jairo (Republicanos) e Marcos Madeira (MDB), e ausência do candidato Dani da Elba (PP) – aliás, bastante criticada por todos os adversários políticos –, o debate, que aconteceu na sede da Câmara de Vereadores na noite dessa terça-feira (24), transcorreu de forma pacífica, com suaves alfinetadas entre os presentes. Os comentários mais ferozes foram dirigidos ao candidato faltoso.
Não faltaram cobranças e julgamentos à atual gestão, desde o paradeiro do dinheiro da venda do sistema de abastecimento de água, perseguições políticas, excesso de cobrança de impostos, e o cadavérico problema da total falta de infraestrutura do município. Dr. Jairo falou que entra mais de meio milhão por dia em Maragogi, o que não tem justificativa para a extrema pobreza do município.
O mesmo candidato também criticou o excesso de secretarias, atualmente 28 (prometeu diminuir para 12, se eleito) e o “efeito paliativo” da Secretaria de Assistência Social. No tema turismo, Madeira lamentou a escassez de atrações e até mesmo o fim de alguns festivais. E retrucando ao candidato Fio, que disse ser Maragogi uma cidade turística, Dr. Jairo frisou que “Maragogi não é uma cidade turística. Maragogi tem um mar turístico.” E sugeriu colocar a cidade distante do mar para comprovar o que estava argumentando.
Quanto às propostas, Madeira disse que priorizará a Educação, que reestruturará o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e prometeu lutar para trazer mais uma universidade. Dr. Jairo garantiu, além de enxugar a máquina administrativa, criar o Centro de Tradições Nordestinas, e dar atenção especial à Saúde. Já o atual vereador Fio relatou que em seu plano de governo está a construção de novas creches, o resgate cultural e projetos para melhorar a infraestrutura.
O desejo de pelo menos a maioria dos maragogienses é que, quem quer que seja eleito, aprenda a amar verdadeiramente o município, e zele por ele. Quem ama, cuida, diz uma famosa frase. Jamais abandona para cuidar apenas dos seus.