Petrobras alerta para possível falta de diesel no país neste ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governo federal foi alertado por diretores da Petrobras sobre riscos de desabastecimento de diesel, segundo informações da agência Reuters divulgadas nesta terça-feira (24).

O alerta soa em particular para o terceiro trimestre, época em que o transporte de soja, principal commodity brasileira, chega ao auge e demanda mais combustível. A escassez de diesel vem sendo sentida no mundo todo e foi especialmente agravada pela Guerra na Ucrânia.

O comunicado vem na esteira de uma série de mudanças que envolvem a estatal. O governo federal anunciou, na noite da última segunda-feira (23), mais uma troca na presidência da Petrobras — a quarta em dois anos. Quem deve assumir o cargo é Caio Mário Paes de Andrade, em substituição a José Mauro Coelho, indicado no último 6 de abril.

De acordo com especialistas, possibilidade de desabastecimento de diesel pode incitar uma resposta de viés político em ano eleitoral, fortalecida, também, pela escolha do novo presidente da estatal.

O governo, diante de todo esse cenário, busca passar a mensagem de que está fazendo esforços para combater a alta de preços, mesmo sabendo que essas mudanças não vão resultar em redução de preços para o consumidor.

O máximo que pode acontecer, segundo analistas de mercado, é que os aumentos fiquem mais espaçados. Na prática, o que o consumidor vai sentir na ponta é que os preços vão continuar caros. Se os preços não acompanharem a mesma velocidade do mercado internacional, paridade defendida pelas regras da estatal, há dois caminhos possíveis.

O primeiro é a interpretação de que o governo está partindo para o tudo-ou-nada. Mudar o estatuto e a diretoria da Petrobras traz problemas gigantescos, como já vimos em gestões passadas. O segundo caminho possível é dessa pressão do governo não ser acatada pelos diretores, que, eventualmente, podem pedir demissão, como também já aconteceu antes.

CNN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.