Nova estátua de Marilyn Monroe em Los Angeles provoca críticas contra machismo

Grupos de ativistas protestaram contra a instalação da peça, que acreditam representar uma Marilyn hiper-sexualizada, ao lado de um museu de arte
Comerciantes e ativistas contra o machismo pedem a remoção da estátua considerada 'hiper-sexualizada' de Marilyn Monroe Foto: Frederic J. Brown/AFP/Getty Images

Vários protestos, uma petição popular, uma ação legal e um pequeno incêndio não foram suficientes para impedir a cidade de Palm Springs de instalar uma escultura de Marilyn Monroe superdimensionada e “hiper-sexualizada” em um local público próximo ao Museu de Arte de Palm Springs.

No domingo (20), os vereadores presidiram a cerimônia de dedicação da escultura do falecido artista Seward Johnson conhecida como “Forever Marilyn” – ou #metoomarilyn por aqueles que a consideram inadequada – que mostra a atriz com seu vestido branco voando acima dela cintura. Não houve danos causados pelo incêndio, ocorrido há dez dias, quando soldadores trabalhavam na escultura e um plástico bolha começou a soltar fumaça.

A cerimônia contou com o sobrevoo de um avião antigo da Segunda Guerra Mundial, um Trojan T-28A norte-americano do Museu Aéreo de Palm Springs. Mas nenhum dos líderes do museu de arte, que agora têm uma visão da roupa íntima exposta de Marilyn, fizeram parte da cerimônia. Quatro diretores do museu se opuseram publicamente à colocação da peça ali, assim como vários grupos de ativistas, incluindo CReMa (o Comitê para Relocalizar Marilyn) e a Marcha das Mulheres de Los Angeles.

Protestos contra estátua de Marilyn Monroe
Manifestantes se reúnem na estátua “Forever Marilyn” de Seward Johnson em Palm Springs
Foto: Frederic J. Brown/AFP /Getty Images

Ambos os grupos enviaram manifestantes para a inauguração com gritos que abafaram alguns dos palestrantes. “Era um canto ininterrupto, tanto a favor quanto contra – você realmente não conseguia ouvir os palestrantes”, disse o corretor de imóveis Chris Menrad, que co-fundou o CReMa com a estilista de Palm Springs, Trina Turk. “O objetivo de estarmos lá era basicamente interromper o evento e comunicar nosso descontentamento.”

O conselho da cidade, que votou unanimemente para colocar Marilyn neste local depois que a obra foi comprada por uma agência de turismo financiada pela cidade (anteriormente fez uma participação especial no centro de 2012 a 2014), repetidamente justificou a compra com lucros sobre o turismo. Contatada por telefone em Santa Fé, Turk rebateu o argumento de que a única coisa que a escultura conseguiu no passado foi impulsionar as postagens no Instagram, dizendo que “as postagens nas redes sociais não pagam as contas”.

“Eles estão falando [que o dinheiro do turismo na instalação] pode ajudar todas as empresas em dificuldades no centro da cidade que perderam receita por causa da Covid. Mas se você olhar para o lugar ultimamente, é um zoológico. Nossos números têm sido melhores do que em 2019”, acrescentou ela, referindo-se ao sua loja principal no centro da cidade.

Ela acrescenta que o CReMa ainda quer a transferência da escultura do lado do museu por meio de uma ação judicial contra a cidade e o proprietário da estátua, P.S. Resorts, citando vários códigos públicos e o status de marco do museu como um monumento histórico de primeira classe.

“Vamos ver a questão legal até o fim, mesmo que isso signifique apelar e apelar e apelar. Não acho que os protestos vão acabar também”, disse Turk.

CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.