Brasil se candidata a sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029

Samir Xaud reforça aproximação com a FIFA e exalta desempenho dos clubes brasileiros na atual edição do torneio
Samir Xaud e Gianni Infantino em encontro nos EUA (Foto: Fifa)

Em seu primeiro mês como presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud deu um passo estratégico de olho no futuro do futebol brasileiro: o dirigente colocou oficialmente o Brasil como candidato a sediar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2029. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20), durante encontro com o presidente da entidade máxima do futebol mundial, Gianni Infantino, nos Estados Unidos.

Segundo Xaud, a reunião teve como foco o fortalecimento dos laços entre a CBF e a FIFA. “Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço”, afirmou o presidente da CBF.

Infantino acolheu com entusiasmo a proposta brasileira, considerando o histórico e a tradição do país no futebol mundial. O Brasil já sediou duas Copas do Mundo (1950 e 2014) e possui infraestrutura e torcida apaixonada que podem favorecer a candidatura.

A proposta surge em meio à primeira edição do novo formato da Copa do Mundo de Clubes, que reúne 32 equipes de todos os continentes. O futebol brasileiro tem se destacado na competição com quatro representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Os clubes têm mostrado força com atuações convincentes e bons resultados, reforçando o protagonismo do país no cenário global.

Samir Xaud está nos EUA acompanhando de perto o torneio e prestigiando os clubes brasileiros. Além da candidatura, ele tem mantido uma agenda intensa de reuniões com dirigentes internacionais para debater pautas relevantes para o futuro do futebol, sempre enfatizando o compromisso da CBF em colaborar com os projetos da FIFA.

A possível realização da Copa do Mundo de Clubes de 2029 no Brasil seria mais um marco para o futebol nacional e uma oportunidade de consolidar ainda mais o país como referência no esporte mais popular do planeta.

Informa Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.