Ifal promove Simpósio de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável

Evento ocorrerá nos dias 1,2 e 3 de outubro, no Campus Maragogi, e deve reunir estudantes, produtores rurais, professores e pesquisadores
Rivaldo Vasconcelos compartilhou sua experiência com graviola e pitaya, no Simpósio de 2023

O Instituto Federal de Alagoas, Campus Maragogi, realizará nos dias 1,2 e 3 de outubro o II Simpósio de Agroecologia e Horticultura, no auditório da unidade de ensino, localizado na Praia de Peroba, no município de Maragogi (AL). O evento tem como objetivo principal fortalecer a integração entre academia, comunidade e mercado, fomentando discussões sobre os desafios e as oportunidades na produção agroecológica e sustentável.

Com o tema: “Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável”, o evento é gratuito ao público, que pode fazer a inscrição na página do II Simpósio. A comissão organizadora é formada pelos coordenadores do curso técnico de Agroecologia,  Alexandre Nascimento, e do superior de Tecnologia em Horticultura, Marcelo Cavalcante.

As palestras ficarão restritas aos dias 1 e 2 de outubro. “Serão temas ligados à Agroecologia e ao Desenvolvimento Sustentável, abrangendo conceitos de Economia Solidária e Sistema Participativo de Garantia, Assistência Técnica, Etnobiologia, Análise de Ecossistemas, Serviços Ambientais Ecossistêmicos, além do papel da Mulher nos aspectos Sócio-Econômico da propriedade rural”, elencou Marcelo Cavalcante.

No dia 3, o Simpósio vai oferecer aos participantes os cursos técnicos de curta duração, envolvendo a Economia Solidária, Preparados Alternativos para o controle de pragas e doenças, Micro-organismos Eficientes na Agricultura, Recomendação de Adubação e Calagem, além de abordar a necessidade de manutenção de máquinas agrícolas, a partir de lubrificantes e lubrificações.

“Todos os temas foram especialmente escolhidos para garantir que os nossos ouvintes possam ampliar seus conhecimentos, agir na difusão de conhecimento e poder integrar práticas Agroecológicas em seus sistemas de produção”, explicou Marcelo Cavalcante.

No ano passado, quando ocorreu a primeira edição do Simpósio, o evento reuniu  estudantes, professores, pesquisadores e produtores rurais da região de Maragogi, que compartilharam um pouco de sua história de sucesso na produção e comercialização de culturas, como a graviola e pitaya.

Ainda na edição de 2023, os alunos ouviram diversas palestras sobre sistemas agroecológicos, os quais se relacionam com a agrobiodiversidade, dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico dos recursos naturais e integrado dos agrossistemas.

Bartolomeu Honorato / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.