Arraias aparecem mortas em praia de Maragogi

Mais de uma dezena de arraias apareceu morta nesta sexta-feira (21) entre as Praias do Camacho e São Bento, no município de Maragogi. Os animais estavam espalhados em um trecho da faixa de areia da praia.

A espécie encontrada é popularmente conhecida como “boca de gaveta”, que são assim especificadas por terem uma cabeça grande com um focinho bilobado, que lembra o de um bovino, daí o epíteto popular. O maior espécime alguma vez registado era um macho que media 120 centímetros de comprimento.

“Recebemos relatos sobre a aparição de aproximadamente 15 arraias da espécie”, disse Hévine Cláudio, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi. “Após conversarmos com moradores locais, foi confirmado que os animais não chegaram à costa devido a uma limpeza de redes, mas sim trazidos pela maré junto com o sargaço.”

Fenômenos semelhantes já foram registrados na região, inclusive no mesmo período do ano passado, quando cerca de 10 arraias apareceram na mesma área, elucidou a secretária. “Ainda não é possível determinar com certeza a causa desse evento, mas fatores ambientais, como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço, podem influenciar esse tipo de ocorrência.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.