Golfinho é encontrado morto na Praia de Maragogi

Fotos: Thyago Galdino

Um golfinho foi encontrado morto na praia urbana de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, por volta de 5h30 desta quarta-feira (12). O mergulhador nativo Thyago Galdino viu o animal na areia, sem vida, em frente a um famoso resort da cidade. Segundo o homem, o golfinho não apresentava nenhuma lesão nem exalava mau cheiro, mas já estava em estado de decomposição.

O surgimento de mamíferos aquáticos mortos, como esse golfinho, é raro no litoral do município. O comum é o aparecimento de tartarugas mortas ao longo da costa do município.

Os golfinhos são mamíferos aquáticos da ordem Cetácea (mesma das baleias) e da família Delphinidae. Esta é a maior família da ordem, com 37 espécies conhecidas, vivendo perfeitamente adaptadas às águas. Estão presentes em todos os oceanos e em algumas águas de rios. Podem atingir 40 km/h em seu nado e saltar até 5 metros para fora da água, pois são acrobatas. São animais sociáveis, que vivem em grupos, podendo interagir com outras espécies, por exemplo, com humanos.

Vivem mais próximos à superfície, não sendo comum os mergulhos profundos como em outros cetáceos. Caçam geralmente em grupo, acompanhando cardumes, pelo ciclo anual de movimentos das espécies de peixes. As orcas predam além de peixes e lulas, aves, tubarões, baleias etc. Golfinhos são conhecidos pela sua extrema inteligência, podendo aprender comandos para várias tarefas. Depois dos humanos, são os animais com maior diversidade de comportamentos não ligados à reprodução e alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.