Seis cidades que podem ser engolidas pelo oceano nas próximas décadas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sem dúvidas, o aquecimento global é um dos assuntos mais discutidos atualmente no mundo todo. Desde a Ásia, passando pela Europa e pela América Latina, milhares de pessoas são e serão afetadas pelas mudanças climáticas se medidas urgentes não forem tomadas.

Além dos desastres naturais causados [como tempestades e ciclones], a falta de cuidado com o meio ambiente contribui para o derretimento das geleiras que acarreta no aumento do nível do mar e no avanço das águas nas regiões costeiras. Ou seja, o aquecimento global tem forte impacto na inundação de cidades próximas aos oceanos.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), realizado em 2022, o aumento da temperatura global afeta as regiões de maneiras diferentes, mas as projeções são alarmantes. Estima-se que até o final do século, a temperatura global da Terra deva subir cerca de 2°C, o que resultaria em cerca de meio metro de elevação dos oceanos. Alguns países, principalmente os mais pobres, já sofrem com problemas de inundação e, caso a justiça climática não seja levada a sério, muitos deles possivelmente nem existirão no futuro.

Abaixo, confira seis locais que, de acordo com o estudo, serão engolidos pelo oceano nas próximas décadas:

1. Ilhas Maldivas

Com cerca de 80% de toda sua extensão a menos de um metro acima do nível do mar, um dos terrenos mais baixos do mundo, todo o território das ilhas Maldivas corre perigo de submergir. Os dados do IPCC alertam para a possibilidade do paraíso se tornar inabitável já em 2050.

2. O território de Seychelles

Mais um país composto por ilhas que também já sofre com as consequências do aquecimento global. Prova disso são os muros de contenção já instalados em meio a paisagem paradisíaca do local. Assim como a famosa Balneário Camburiú, no Brasil, as praias de Seychelles estão cada vez mais perdendo suas faixas de areia e espremendo seus centros comerciais diante do avanço da água.

3. Veneza, Itália

Desde 2019, Veneza, na Itália, voltou a sofrer com frequentes inundações. Comuns durante o outono e o inverno, agora o problema não tem mais estação definida, o que é alarmante. Estima-se que o nível do mar na cidade costeira tenha avançado cerca de 20 centímetros apenas no último século.

4. Península de Yucatán, México

De acordo com uma projeção feita pelo Climate Central, em menos de 80 anos, a Península de Yucatán corre o risco de estar completamente embaixo d’água. Destinos como Cancún, Tulum e até Cozumel podem ficar inabitáveis por conta do aquecimento global.

5. As ilhas de Tuvalu

Tuvalu é um pequeno país localizado na Oceania, que possui nove ilhas no Pacífico e chamou atenção na COP26 pelo fato do ministro de relações exteriores do país gravar um vídeo que clama por justiça climática dentro d’água, um apelo diante do avanço do nível do mar na região.

6. Santa Catarina, Brasil

O avanço das águas diante da costa brasileira não é só evidente como também comprovado. Um estudo realizado pela revista científica Nature Communications mostrou que até 2050, o litoral da cidade de Joinville, em Santa Catarina, pode desaparecer.

Casa Vogue

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.