Água da chuva bloqueia ruas, invade casas e moradores de São Bento pedem socorro

A chuva que vem caindo deste a semana passada tem prejudicado a vida de muita gente em Alagoas. No município de Maragogi, muitos moradores vêm se queixando do acúmulo de água nas ruas, evidenciando a falta de investimentos em obras de saneamento e drenagem.

No distrito de Barra Grande, que recentemente se tornou o maior destino turístico do município, a Rua da Praia ganhou igual notoriedade do Caminho de Moisés, local visitado diariamente por centenas de turistas. São enormes poças de lama ao longo da via, motivo até de críticas em forma de sátira, já que as críticas mais sérias não têm surtido efeito por parte das autoridades competentes.

Não é só. As chuvas dos últimos dias também têm evidenciado toda fragilidade no tocante à infraestrutura de outro povoado de Maragogi, São Bento, ao sul, que no último ano se tornou merecedor de campanhas midiáticas da Secretaria de Turismo municipal (talvez ainda dê tempo de os vídeos encaminhados por seguidores no nosso instagram @maragoginews). São Bento, como todo o município, cresceu de forma totalmente desordenada. Há um emaranhado de ruas e becos esburacados, alguns sem saída. Um motorista desavisado pode ter a horrível sensação de estar num labirinto, e precisa de ajuda para encontrar a saída de volta.

É a antiga ansiedade de dar fama a uma praia sem se atentar minimamente com a infraestrutura do local para acolher bem o visitante. Parece que só o nome e o lucro interessam, e não a boa ou má impressão que o turista possa ter do lugar.

Se, na cidade, até para bairros já constituídos a situação é de penúria, em localidades que estão em processo de crescimento, o problema parece ser ainda pior. Além de Barra Grande e São Bento, Peroba também apresenta pontos de extrema necessidade de planejamento e cuidados. Ali, em alguns locais, a água chega a invadir as casas. As centenas de famílias se angustiam cada vez que o tempo prenuncia a chegada da chuva.

Os moradores de todo o município pedem que a prefeitura adote providência com relação à situação de infraestrutura, pois a água empoça e demora dias para escoar. E com os constantes temporais sobre o município, esse volume de chuva, além de invadir as casas, tem virado lama. Também chamam a atenção para o fato de que o lamaçal oferece riscos para a saúde, além do perigo de locomoção – já que a visibilidade do chão fica impossibilitada, o que pode causar acidentes.

“A prefeitura tem a obrigação de fiscalizar esses terrenos que foram vendidos no último ano, sem ao menos deixar acesso para a água da chuva escorrer, já que não temos saneamento básico”, queixa-se uma moradora que nos mandou um vídeo de sua rua alagada. “Eu já estou vendo como a população vai ficar depois que fizer o calçamento. A tendência é piorar, pois todas as ruas de São Bento do lado da praia estão ficando sem acesso, nem para a água da chuva, nem para os nativos. Tenho uma filmagem onde mostra que do começo do povoado até uma pousada construída recentemente, ou tem construções ou estão fechando os acessos”, denuncia.

A prefeitura de Maragogi, através da (omissa) Secretaria de Infraestrutura, não divulga nenhuma nota sobre as reclamações e reivindicações da população, só se concentram em propagar “projetos”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.