O MDB é o maior partido de Alagoas. Tem hoje 68 dos 102 prefeitos de Alagoas, o governador do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, 14 dos 27 deputados estaduais, 2 de 9 deputados federais e 2 de 3 senadores.
Nas eleições de 2020, o partido elegeu 305 vereadores, de um total de 1.082. Após a janela partidária de abril, o número de vereadores filiados ao partido aumentou, devendo chegar a mais de 400, mas não foi divulgada nenhuma estatística pelo TRE ou pelo seu diretório estadual.
E, tudo indica, o MDB seguirá como maior partido de Alagoas depois das eleições de outubro. A expectativa é eleger pelo menos 70 prefeitos e mais de 400 vereadores.
Se esse cenário for confirmado, o resultado do MDB nas eleições deste ano vai abrir caminho para uma nova eleição de Renan Calheiros ao Senado em 2026.
O senador, considerado um dos mais influentes líderes políticos do Brasil dos últimos anos, tem o apoio do governador Paulo Dantas (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB). Para consolidar um projeto para 2026, o desempenho do MDB nas eleições de 2024 é considerado fundamental. Pela avaliação de vários analistas, no entanto, o MDB conseguirá se manter como maior partido de Alagoas depois de outubro, abrindo caminho para Renan em 2026.
O senador conta, ainda, com a expectativa de um bom desempenho de partidos que estão no grupo de Paulo Dantas, a exemplo do PSDB, PSD e PDT.
Outro vento que pode soprar “a favor” pode vir de forma inesperada da oposição. Hoje já se trabalha no grupo de Paulo Dantas com uma possível (embora ainda remota) aliança com Arthur Lira. Mas essa é outra história.
Blog do Edivaldo Júnior