Eleições 2022: Paulo Dantas lidera na pesquisa espontânea: veja o resultado

DantaSensus divulgou na noite desta terça-feira (31) resultado de pesquisa de opinião para o governo de Alagoas
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Instituto DantaSensus divulgou na noite dessa terça-feira (31/05) resultado de pesquisa de opinião para o governo de Alagoas.

O levantamento foi realizado em todo o Estado entre os dias 27 e 29 de Maio de 2022. Foram realizadas 5.087 entrevistas em 102 municípios de Alagoas, com quantidade de questionários por município proporcional à participação de cada um na composição do eleitorado total do Estado.

O eleitorado de Alagoas, com 16 anos ou mais, é 2.282.753 eleitores (47% homens e 53% mulheres). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-01243/202

O instituto montou três cenários para governador, sendo um espontâneo e dois estimulados com a apresentação dos nomes de pré-candidatos conhecidos até o momento.

Paulo Dantas (MDB) repete resultado do Paraná Pesquisas e lidera na espontânea. No DataSensus, no entanto, o atual governador aparece – pela primeira vez – em segundo na estimulada, o que seria, na avaliação do diretor do instituto, Eugênio Albuquerque, resultado da visibilidade dele no governo.

Dantas assumiu o governo no dia 15 de maio após eleição indireta na Assembleia Legislativa de Alagoas e vem, deste então, cumprindo agenda na capital interior.

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) aparece em terceiro, tanto na estimulada, quanto na espontânea, mostrando uma tendência de “perda de força” de sua pré-candidatura ao governo, antecipada por outros institutos. Depois de liderar pesquisas no começo do ano, Rui Palmeira apareceu em segundo no Paraná Pesquisas.

O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) teve desempenho semelhante aos registrados em pesquisas anteriores, mantendo o primeiro lugar, mas com pequeno margem em relação ao segundo segundo e terceiro colocados.

A pequena diferença entre os três primeiros candidatos aponta para uma disputa acirrada pelas duas vagas no segundo turno, que deve acontecer na eleição de governador em Alagoas este ano, se for mantido o atual cenário.

Resultados

Na espontânea Paulo Dantas lidera com 91,%, seguido de Rodrigo Cunha com 5,2% e Rui Palmeira com 2,4%. Os demais nomes citados (veja tabela) tiveram menos de 0,2% ou menos. Dos entrevistados, 77,2% não opinaram e 4,5% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

No cenário estimulado 1, com seis pré-candidatos, Rodrigo Cunha lidera com 24%, seguido de Paulo Dantas com 21% e Rui Palmeira com 19%. Cícero Albuquerque (PSOL) e Régis Cavalcante (Cidadania) tiveram 2% cada um e Mônica Carvalho (Solidariedade) teve 1%. Nenhum desses teve 11%, branco e nulo 4% e não sabe / não opinou 16%.

No cenário estimulado 2, com três pré-candidatos, Rodrigo Cunha lidera com 28,4%, seguido de Paulo Dantas com 24,2% e Rui Palmeira com 23,9%. Nenhum desses teve 9,3%, branco e nulo 3% e não sabe / não opinou 11,2%.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.