Alagoas registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

Jovem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas, está internado na UTI em Palmeira dos Índios
Alagoas tem primeiro caso suspeito de contaminação por metanol - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, confirmou na noite desta segunda-feira (6) o primeiro caso suspeito de contaminação por metanol no estado. O paciente é um homem de 22 anos, morador de Estrela de Alagoas, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município na madrugada de domingo (5).

Segundo a nota oficial, o jovem procurou atendimento com sintomas inicialmente compatíveis com bronquite asmática, mas o quadro evoluiu e ele precisou ser transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita, onde permanece internado.

Ainda não há informações sobre onde o paciente teria consumido a bebida supostamente contaminada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as autoridades sanitárias de Estrela de Alagoas já foram notificadas para auxiliar na investigação.

A prefeitura destacou que equipes da Vigilância Sanitária iniciaram uma operação preventiva para identificar possíveis produtos contaminados no comércio local. Até o momento, nenhum estabelecimento foi autuado ou apresentou irregularidades, mas os órgãos de saúde recomendam cautela aos consumidores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas — sendo 16 casos confirmados e 209 em investigação. Os dados foram compilados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.