Alagoas registra primeiro infectado por Varíola dos Macacos; 14 casos em investigação

Casos investigados estão nos municípios de Maceió, Ouro Branco, Penedo e Rio Largo.

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) divulgou que o primeiro caso de contaminação por Varíola dos Macacos, transmitida pelo vírus Monkeypox, foi registrado em Alagoas. Segundo informações, o jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), foi testado e apresentou resultado positivo ainda quando estava em Alagoas. O jovem já retornou ao estado de origem e o caso foi comunicado às autoridades sanitárias do ES.

Ainda de acordo com a Sesau,14 casos suspeitos do vírus permanecem em investigação e estão sendo processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro através de material biológico coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Inicialmente, AL tinha 18 casos em investigação, dentre eles, dez homens e oito mulheres, no entanto, após exames laboratoriais, quatro suspeitas foram descartadas.

Dos 14 casos que ainda seguem em investigação, a maior parte é na capital, Maceió, com oito casos suspeitos. Em seguida estão os municípios de Inhapi (3), Ouro Branco (1), Penedo (1) e Rio Largo (1). A pasta ainda ressalta que os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento, devem ser liberados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.