Mais de 90 acidentes por animais peçonhentos são registrados este ano em Maragogi

E agosto é época de reprodução dos escorpiões

Mês de agosto é época da reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas tem maior concentração de veneno. Por esse motivo, o número de notificações tende a aumentar e portanto a atenção deve ser redobrada. Esse animal tem necessidade de muita umidade para se reproduzir e este período é ideal para isso. E para se protegerem da chuva, esses escorpiões vão para as residências e quintais.

Em Maragogi, durante o período de 1 de janeiro a 2 de agosto deste ano, foram registrados 98 acidentes por animais peçonhentos, e na linha de frente estão as picadas por escorpião. As vítimas foram atendidas, no primeiro momento, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, evoluindo para a cura. “Não houve registro de morte”, informa Maria José da Silva Oliveira, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi.

A falta de habitat natural contribui para a maior incidência do aracnídeo. O mato está tudo sendo queimado, então os escorpiões saem do seu ambiente natural e invadem a área urbana.

Quando a vítima for um idoso ou uma criança, pode ser fatal. Então, para evite acidentes, mantenham os quintais limpos, não matem os sapos e lagartixas, porque são os que comem os escorpiões. Até se um sapo estiver no quintal, é porque tem alimento pra ele, como escorpiões etc. E lembrem-se sempre de chacoalhar as roupas e olhar dentro do sapato antes de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.