Número de casos em investigação de Covid mais que dobra em um mês em Alagoas

De acordo com o boletim da Sesau, os casos saltaram de 890 em maio para 2 mil em junho, alta de 131%
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em Alagoas o número de casos de Covid em investigação mais que dobrou em apenas um mês. Em maio eram 890 e saltou para mais de 2 mil em junho, um percentual de 131% de acordo com informações do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). E não é apenas esse dado que preocupa, casos confirmados e internações voltaram a crescer.

Em maio, havia 298,7 mil casos confirmados de Covid em Alagoas e 6.936 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Um mês depois, foram notificados 302,2 mil pessoas já infectadas e 6.943 mortes. Os dados referem-se até a última quinta-feira (23). No mês passado, em relação aos leitos gerais exclusivos, dos 118 pelo menos 22 tinham pacientes em Alagoas em tratamento contra a Covid e a influenza.

Com isso, a taxa de ocupação ficou em 19%. Na última quinta-feira (23), o número de vagas foi ampliada para 144 e mesmo assim o percentual de ocupação subiu para 36%. Ou seja, 52 pessoas estão internadas. Na última quarta-feira (22), a Sesau fez um alerta sobre o momento atual da Covid em Alagoas, que mostra a crescente incidência da doença.

A evolução de novos casos segundo a Semana Epidemiológica de atendimento, que foi de 1.163 e que a média diária de novas hospitalizações entre os casos confirmados, segundo o mês de internação, foi de 0,6 em maio e 4,5 em junho. Outro dado que mostra que a Covid ainda deve ser motivo de preocupação para os alagoanos é a evolução de testagens RT-PCR das amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) por mês, sendo de 426 em maio e 822 em junho.

Destas amostras de maio, 93,43% foram negativas e 6,57% positivas; enquanto que em junho, 55,23% apresentaram resultados positivos e 44,77% negativos. Com todos os dados mostrando a evolução da Covid-19 em Alagoas, a Central de Regulação de Leitos solicitou a ampliação da oferta de leitos exclusivos para a Covid-19 em Alagoas, caso se mantenha o aumento crescente de diagnósticos positivos.

Gazeta de Alagoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma resposta

  1. Reitere-se aqui o que já se disse alhures do excelente jornal eletrônico, Maragogi News:

    Apesar dos avanços da imunização no país, a batalha contra a Covid-19 ainda não está vencida.

    O aumento de contágios de covid-19 em todo o Brasil volta a afetar sobretudo as escolas e põe em alerta as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e as Delegacias Regionais de Educação.

    Em São Paulo, p. ex. , tendo em vista a nova alta de casos de covid-19, diversas escolas da capital paulista (mais da metade das 1510 escolas municipais) suspenderam suas aulas presenciais a partir de 23 de maio, mas nesta terça (21/6) a Prefeitura publicou uma portaria determinando que as escolas não devem afastar os alunos ou funcionários sem sintomas, mesmo que tenham tido contato com alguém com suspeita ou confirmação de infecção.

    Referida portaria recomenda, mas não obriga o uso de máscara nas dependências das escolas. Na hipótese de serem confirmados dois ou mais casos de covid-19 em pré-escolas e creches, o uso da máscara de proteção será obrigatório torna obrigatório para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.