Varíola dos macacos: “Contei 60 feridas”, diz brasileiro diagnosticado

O primeiro brasileiro com diagnóstico confirmado de varíola dos macacos está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. O paulistano de 41 anos está em isolamento no hospital desde 6/6.

“Eu já contei 60 feridas, mas estou ótimo. Não há motivos para pânico. Eu não vejo a hora de sair daqui para voltar ao trabalho. Aliás, eu já até trabalhei daqui do hospital”, disse o paciente, que não quis ser identificado, ao G1.

O homem está sendo medicado com analgésicos, como dipirona e tramadol. Ele relatou que agora não sente mais dores e está se alimentando normalmente. Mas ainda não há previsão de alta, pois é preciso aguardar a cicatrização da feridas.

Sintomas – “O pior aconteceu ainda em casa. Tudo aquilo que a gente lê na internet: exaustão, febre, cansaço, dor de cabeça, dor no fundo do olho. É muito forte mesmo”, afirmou.

O paulistano viajou para levar a mãe para conhecer a Europa e celebrar o aniversário dela lá. A viagem durou oito dias. Ele não sabe se foi infectado com a varíola dos macacos em Lisboa ou em Barcelona.

O cansaço, a dor no corpo e a coceira começaram no final de maio, alguns dias após chegar ao Brasil. A mãe do paciente está bem, ela e outras pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas.

Pesquisa – Ele vê a doença apenas como um “imprevisto” e afirmou que está à disposição para participar de pesquisas.

“Quero poder mostrar às pessoas que estou bem, que fui e estou sendo cuidado por excelentes médicos. Que um momento de dor sirva para a ciência brasileira desenvolver proteção a todos. A melhor proteção é a informação verdadeira”, disse.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.