O estudante Pedro Conrado Santos Donato, 16 anos, recebeu, nesta quarta-feira (18), a medalha de prata conquistada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2024. Ele representou o Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi – na competição, que reuniu alunos de escolas públicas e particulares de todo o país.
Bastante feliz com o resultado, Pedro contou que seu planejamento envolveu a dedicação diária de 2 horas a 3 horas de estudos de assuntos cobrados pela banca elaboradora do exame. “Eu estudei Matemática a fim de ter mais habilidade em Astronáutica, respondi simulados e reservei tempo diário voltado à Astronomia”, contou o aluno, que faz o curso técnico em Agroecologia, no Campus Maragogi, e é natural do município de Japaratinga (AL).
O professor Eric Ferreira de Oliveira disse que a preparação de Pedro Conrado contou também com métodos diversos de estudo da Física. “Nós resolvemos com ele provas anteriores da OBA, apontamos os temas mais recorrentes e tivemos os momentos de tirar dúvidas dele e de outros participantes da escola”, explicou o professor, que ganhou uma medalha de Honra ao Mestre, por participar da organização do torneio e preparo de atletas.
Os orientadores dos alunos para a competição foram os professores de Física: Eric Ferreira de Oliveira, Ronaldo Jorge Correia Filho e Márcio Siqueira Pequeno Nascimento, o qual informou que o objetivo da Olimpíada é divulgar as novas descobertas científicas na área de estudo da Astronomia e Astronáutica, divulgando-as de forma didática. A OBA foi realizada em várias cidades brasileiras, em maio deste ano.
Pedro Conrado teve ainda assistência do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Ifal Maragogi, uma vez que o aluno se enquadra dentro do espectro Autista.
Bartolomeu Honorato / Assessoria