Bugueiros protestam e prefeitura garante legalização da Rota do Xaréu, em Maragogi

Dezenas de bugueiros de diferentes Associações de Maragogi realizaram manifestação pacífica na manhã desta segunda-feira (10) na AL 101 Norte. O protesto foi contra a proibição de trafegar na Rota do Xaréu, que também é conhecida como Praia da Bruna. Segundo os profissionais, a mais procurada pelos turistas. O protesto contou com bugueiros das Associações dos Bugueiros de São Bento e de Maragogi, Cooperativa dos Bugueiros de Maragogi (Cooperbug).

“Essa é a razão do protesto, a mudança da rota, mais uma vez, que só diminui”, disse um bugueiro. “O que queremos é que a prefeitura regularize a rota junto ao órgão competente, que é o IMA (Instituto de Meio Ambiente)”, disse um bugueiro. Fazem parte das rotas, as praias de Maragogi – São Bento, Burgalhau, Antunes, Ponta de Mangue até Peroba.

O que motivou a manifestação foi um áudio do presidente do IPUMA de Maragogi, enviado aos bugueiros:

“A partir de segunda vamos recuperar a área do Xaréu. Abriam o rio lá, e deram um ultimato à prefeitura: ou recupera ou recupera, senão vão fechar toda a rota. Então, a partir de segunda, a gente vai estar recuperando lá. Avise aos seus amigos que não é para descer mais para lá, que vamos fechar tudo com restinga.”

Agora há pouco, os bugueiros foram recebidos por algumas autoridades municipais. Entre eles, Gabriel Vasconcelos, que fez chamada de vídeo para o irmão, prefeito Daniel Vasconcelos, que está em Brasília. Daniel garantiu a legalização da rota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.