Operação reúne PF, BPA e ICMBio em ações de controle na Costa dos Corais

Ação conjunta reforça o combate a crimes ambientais e a proteção dos ecossistemas marinhos em uma das mais importantes áreas de conservação do litoral brasileiro.

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Federal, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizada na tarde dessa quinta-feira (18), na Praia de Barra Grande, em Maragogi, intensificou as ações de fiscalização ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, considerada a maior unidade de conservação marinha federal do país.

A ação tem como objetivo coibir crimes ambientais, proteger os ecossistemas costeiros e marinhos e garantir o cumprimento da legislação ambiental em áreas de grande importância ecológica. Durante a operação, as equipes realizaram abordagens, vistorias e monitoramento de atividades desenvolvidas na região, incluindo pesca, navegação e ocupações em áreas protegidas.

As fiscalizações integram uma estratégia permanente de preservação da biodiversidade e de combate a práticas que ameaçam os recifes de corais, manguezais, estuários e demais habitats existentes na Costa dos Corais, área que se estende pelo litoral de Alagoas e Pernambuco. A atuação conjunta entre os órgãos ambientais e de segurança busca reforçar a proteção dos recursos naturais e promover o uso sustentável da unidade de conservação.

Segundo os órgãos envolvidos, novas ações deverão ocorrer ao longo dos próximos meses, especialmente em períodos de maior movimentação turística e pesqueira, considerados estratégicos para a prevenção de infrações ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.