Qualidade da água do Rio Salgado é analisada pelo Ifal Maragogi

Foram averiguados 14 parâmetros que atestam se a água e o seu entorno estão em situação péssima, ruim, regular, boa ou ótima.

A qualidade da água do Rio Salgado, que divide os municípios de Maragogi e Japaratinga, foi analisada nesta quinta-feira (11) por uma equipe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi. O resultado final da verificação deve sair em até sete dias. A ação faz parte do projeto “Observando os Rios”, que é promovido pela ONG SOS Mata Atlântica junto com instituições ligadas ao meio ambiente no Brasil.

Os participantes começaram os trabalhos de coleta da água por volta das 10h30, na localidade de São Bento. Eles anotaram dados de 14 parâmetros, os quais atestam se o rio e o seu entorno estão em situação péssima, ruim, regular, boa ou ótima. Essa lista inclui coliformes fecais, turbidez da água, lixo flutuante ou acumulado nas margens e outros pontos.

Embora as informações levantadas ainda estejam sob análise da equipe, o coordenador municipal da iniciativa, Joabe Gomes de Melo, adiantou que a presença de fosfato na água atingiu aproximadamente 4 (nível máximo).

“Grande quantidade de fosfato pode ser devido ao lançamento de esgoto e/ou proveniente da decomposição de materiais orgânicos e/ou utilização de produtos/adubos a base de fósforo. Possivelmente são atividades antropogênicas desencadeando essa substância no rio”, adiantou. Segundo o professor do Ifal Maragogi, outros resultados preliminares e negativos são a presença de lixo no local e a detecção de coliformes fecais.

Além do Salgado, o projeto atua nos Rios Persinunga e Maragogi. A equipe de monitoramento já está na sexta visita a esse três pontos e acredita que esse trabalho seja uma forma de conscientizar as pessoas a cuidarem desses recursos e de cobrar às autoridades e órgãos competentes ações para conservá-los.

“A Secretaria de Meio Ambiente de Maragogi já está conosco nesse projeto e vamos articular a participação de escolas, conselhos, pescadores e toda a população nesse projeto. Queremos somar forças para promover a conservação ambiental”, defendeu. Também participam do projeto pelo Ifal: Arthur Barbosa de Magalhães Lira, Luiz Alberto Da Silva Barros, Tiago Bento De Oliveira, Jefferson Cunha Dos Santos, Lilianne Lima, José Messias Silva Gomes, Linaura Nascimento, Witina Lins, Edvan da Silva Filho.

Qualquer pessoa pode participar da iniciativa de preservação ambiental

O Observando os Rios é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem. Todos podem participar do Observando os Rios com grupos de monitoramento já existentes ou ajudando a criar novos em rios e mananciais de suas comunidades.

O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é um padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce. Qualquer pessoa pode ajudar a monitorar a qualidade da água em sua comunidade. Se quiser saber mais ou como participar, envie mensagem para [email protected].

Bartolomeu Honorato / Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.